[weglot_switcher]

BCP faz acordo com CIP de 300 milhões de euros

O BCP diz que com este acordo com a CIP reforça o seu compromisso de apoio ao tecido empresarial português, com um apoio de 300 milhões de euros. O acordo foi celebrado no âmbito da Estratégia Portugal 2030 e no âmbito do Acordo de Parceria entre a União Europeia e Portugal.
30 Setembro 2021, 13h40

O Millennium bcp acaba de assinar um acordo com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal. O banco liderado por Miguel Maya disponibilizará 300 milhões de euros às empresas em três anos através da CIP. O acordo foi celebrado no âmbito da Estratégia Portugal 2030 e no âmbito do Acordo de Parceria entre a União Europeia e Portugal.

“Estamos na linha da frente no apoio à recuperação da económica. Foi assim durante a pandemia e será assim no pós-pandemia. Com esta parceria, o Millennium bcp reitera o seu compromisso de ser o banco de referência das empresas”, diz o CEO do BCP, Miguel Maya, em comunicado.

“Acreditamos que o estabelecimento de parcerias que se materializem no reforço do trabalho conjunto com o tecido empresarial são da maior importância para assegurar a conjugação de esforços em torno do propósito comum de recuperar e reforçar a resiliência da economia portuguesa. É tempo de unimos esforços, de nos mobilizarmos de forma a aproveitar uma oportunidade singular de transformar e reforçar a capacidade competitiva das empresas sedeadas em Portugal”, diz em comunicado o presidente da comissão executiva do Millennium bcp.

Para fazer face aos quatro objetivos estratégicos definidos pela CIP, no âmbito deste acordo, de redimensionamento empresarial e cooperação, melhoria da qualidade de gestão e produtividade das empresas, inovação e digitalização produtiva, internacionalização e reforço da capacidade exportadora, o Millennium bcp compromete-se em mobilizar linhas de financiamento e/ou de garantia de 300 milhões de euros em três anos, dedicadas a soluções de financiamento.

Desta forma, o Millennium bcp mobiliza linhas de financiamento e/ou de garantia dedicadas ao financiamento de curto, médio e longo prazo; ao financiamento de novas empresas, com enquadramento na Linha de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego; ao estabelecimento de linhas de crédito para adiantamento de incentivos comunitários; à prestação de garantias bancárias; à disponibilização de linhas de crédito de apoio à tesouraria e fundo de maneio das empresas, bem como soluções de factoring e de confirming; ao financiamento do investimento; e ao apoio a operações de fusões e aquisições de empresas.

“Este acordo insere-se no âmbito da ‘Estratégia Portugal 2030’ – referencial estratégico para instrumentos de política pública, como o Plano de Recuperação e Resiliência – e do Acordo de Parceria entre a União Europeia e o Estado Português, para o desenvolvimento do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027, assim como para os Programas Quadro que vão vigorar no mesmo período, como o ‘Invest EU’ e o ‘Horizonte Europa’”, explica o BCP.

O banco diz ainda que recorrerá, sempre que financeiramente aconselhável às PME, aos mecanismos de acesso às linhas do Fundo Europeu de Investimento (FEI) – Millennium FEI EGF E FEI COSME, ou outra que vier a ser contratualizada com o FEI; à linha do Banco Europeu de Investimento, destinada ao financiamento de empréstimos concedidos a PME nos vários setores da economia; às diferentes linhas em vigor nas sociedades de garantiam mútua; às linhas que vierem a ser diretamente disponibilizadas pelo Banco Português de Fomento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.