“A notícia não tem fundamento, nunca falei com Ministério de Finanças” disse ao Jornal Económico Miguel Maya, CEO do Millennium BCP, questionado sobre se teria, numa reunião com o ministro das Finanças, João Leão, falado da possibilidade de integrar o Banco Montepio.
O jornal Expresso noticiou este fim de semana que o ministro esteve reunido com banqueiros por causa das moratórias bancárias, e que, nessa reunião o tema do Banco Montepio acabou por surgir.
O semanário disse que confirmou esta informação “junto de várias fontes”.
Miguel Maya confirmou hoje aos jornalistas durante uma conferência sobre o setor do turismo em Lisboa, organizada na Fundação Calouste Gulbenkian, que o BCP não está a negociar uma fusão com o Banco Montepio. Confirmando o que já tinha avançado em declarações ao JE, não houve qualquer tentativa de contacto com o ministério das Finanças no sentido de uma compra ou fusão com o banco Montepio.
“Não estabelecemos nenhuns contactos com o Ministério das Finanças sobre o tema do Montepio nem estamos a analisar nenhuma operação com o Montepio”, disse o CEO do banco.
De acordo com o presidente do BCP, a estratégia do banco passa por um “crescimento orgânico” mas não rejeitou estudar a fusão com o Banco Montepio ou outras operações que “surjam que justifiquem uma análise rigorosa”. Para já, Miguel Maya reforça que a “proteção do balanço do banco é a prioridade absoluta”.
A mesma edição do Expresso dá ainda conta, noutra notícia, que fonte do Executivo referiu que não vai interferir se a fusão corresponder à vontade dos acionistas dos dois bancos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com