O Banco de Portugal contabilizou 147 milhões de operações de pagamento mais seguras com o serviço de confirmação de beneficiário/devedor nas transferências a crédito e débitos diretos, no primeiro ano do serviço.
“Desde o seu lançamento, a 20 de maio de 2024, o serviço funcionou 24 horas por dia, 7 dias por semana, e permitiu a confirmação do beneficiário em 147 milhões de operações de pagamento”, revela o Banco de Portugal.
Entre o lançamento do serviço e o final de 2024, observou-se uma redução de 53% no número de fraudes em que o ordenante é manipulado por um terceiro para iniciar operações de pagamento indevidas, adianta o supervisor.
Este serviço foi desenvolvido pelo Banco de Portugal e disponibilizado aos prestadores de serviços de pagamento “com o objetivo de reforçar a segurança dos utilizadores na realização de pagamentos”, destaca entidade de supervisão da banca.
“Este serviço permite aos ordenantes de transferências, a crédito ou imediatas, e aos credores de débitos diretos confirmarem o respetivo beneficiário e devedor antes de a operação ser iniciada”, acrescenta a instituição.
O banco central diz que “esta funcionalidade é, hoje, fundamental para prevenir erros e situações de fraude e de burla, em especial, as operações em que o ordenante, manipulado por um infrator, envia fundos a um destinatário diferente do pretendido”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com