No dérbi salarial, as “águias” saem a ganhar aos “leões” com 822 mil euros pagos ao plantel por semana. Nas duas equipas, dois portugueses estão no topo da folha de salários das SAD mas o jogador com melhor ordenado em Portugal joga a norte.
9 – Renato Sanches (Transferiu-se em 2016 para o Bayern, por 35 milhões de euros).
Distribuição SL Benfica
Setenta e oito: o número de pontos de Sporting CP e SL Benfica na Liga portuguesa, a duas jornadas do fim do campeonato, é o único em que as duas equipas convergem.
Os rivais de Lisboa defrontam-se este sábado às 18h00 para um dérbi que há muito não se via: a taça de campeão estará nos bastidores à espera da equipa que for mais competente no final dos noventa minutos. Nunca se viu nada assim na Liga portuguesa.
Ao longo desta semana, avaliámos os indicadores económicos que separam os rivais de Lisboa: da
avaliação de mercado dos dois plantéis passando pelos ordenados liquidados pela SAD ao longo desta temporada.
No dérbi salarial, é a equipa da casa que ganha. E de goleada. De acordo com o site “Salary Sport”, o SL Benfica é SAD que mais gasta com salários com a equipa de futebol em Portugal: são 822 mil euros por semana e 42,7 milhões de euros por ano.
O Sporting CP está longe de poder ombrear com estes números já que tem uma folha salarial mais comedida. E nem sequer é a segunda equipa a pagar mais em salários em Portugal já que o FC Porto consegue superar largamente os “leões” neste capítulo. Assim, os campeões nacionais pagam 483 mil euros em salários por semana (25,1 milhões de euros por época) e os “dragões” são quem mais se aproxima do SL Benfica: 702 mil euros (36,4 milhões de euros).
A título de curiosidade, diga-se que há três jogadores portugueses a dominar o primeiro lugar na lista dos que mais recebem nos três grandes e o futebolista que mais dinheiro aufere por ano não joga o dérbi decisivo deste sábado: Fábio Vieira, médio ofensivo português emprestado ao FC Porto pelo Arsenal, ganha 4,9 milhões de euros por época (96 mil euros por semana).
De regresso ao jogo do título, diga-se que o top3 dos futebolistas que mais recebem por época é complementado com dois jogadores que vão estar em campo no Estádio da Luz para a partida de todas as decisões: Renato Sanches, médio internacional português do Paris Saint-Germain emprestado ao SL Benfica, aufere 3,8 milhões de euros por ano (75 mil euros por semana) e Francisco Trincão, extremo internacional português, que ganha 1,8 milhões de euros por ano (36 mil euros por semana).
Do lado do Sporting CP, a grande estrela da companhia, o sueco Viktor Gyokeres, surge apenas na terceira posição na lista dos que mais ganham ao final do mês. Segundo o “Salary Sport”, o goleador aufere quase 32 mil euros por semana e 1,6 milhões de euros por ano. À frente de Gyokeres está o médio português Pedro Gonçalves com um ordenado de 1,7 milhões de euros (34 mil euros por semana).
Se em Alvalade nenhum jogador tem um peso salarial acima dos dois milhões de euros por época (a título de exemplo, Trincão seria o sexto jogador com melhor salário se estivesse do outro lado da Segunda Circular), é possível verificar que na Luz existem cinco jogadores a ganhar mais de dois milhões de euros por época além de Renato Sanches: Otamendi (3,4 milhões), Akturkoglu (2,9 milhões), Amdouni (2,7 milhões) e Di Maria (2,4 milhões).