[weglot_switcher]

Bernard Ebbers, o “quinto pior presidente executivo da história dos Estados Unidos”, saiu em liberdade da prisão após 13 anos

O esquema fraudulento tinha permitido que a WorldCom reportasse lucros consecutivos e aumentasse o valor das suas ações. A fraude foi descoberta em 2001 quando rebentou a chamada “bolha tecnológica” que revelou uma divida de 41 mil milhões de dólares na, então, segunda maior empresa de telecomunicações dos Estados Unidos.
20 Dezembro 2019, 10h37

Após 13 anos na prisão, Bernard Ebbers, ex-presidente executivo da WorldCom, foi libertado quando ainda lhe faltavam 12 anos para cumprir, dá conta o “Jornal de Negócios” esta sexta-feira, 20 de dezembro. As razões que levaram a juíza a ponderar a libertação do ex-executivo foram a saúde debilitada em que já se encontrava. Ebbers foi preso em 2002 depois da WorldCom, à época a segunda maior telecom dos EUA, ter assumido uma fraude no valor de superior a três mil milhões de dólares.

O esquema fraudulento tinha permitido que a WorldCom reportasse lucros consecutivos e aumentasse o valor das suas ações. A fraude foi descoberta em 2001 quando rebentou a chamada “bolha tecnológica” que revelou uma divida de 41 mil milhões de dólares na empresa.

Em 2009, Ebbers foi eleito pela revista “Time” como o décimo diretor executivo mais corrupto da história dos Estados Unidos e, em 2013, a “CNBC” atribuiu-lhe o título de “quinto pior presidente executivo de sempre de uma empresa dos Estados Unidos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.