[weglot_switcher]

Bernardo Ivo Cruz ruma à presidência portuguesa da UE em Bruxelas

Antigo subsecretário de Estado vai agora ser conselheiro técnico da REPER, depois de deixar a liderança da Sofid, para quem o Governo ainda não apontou sucessor.
20 Julho 2020, 19h32

Bernardo Ivo Cruz vai-se juntar à Representação Permanente de Portugal junto da UE (REPER) em Bruxelas com funções de conselheiro técnico, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros num despacho publicado em Diário da República.

“Foi designado, em regime de comissão de serviço, Bernardo Ivo Cruz, para desempenhar funções na unidade de coordenação e acompanhamento técnico-diplomático da PPUE 2021, no núcleo da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, no cargo de conselheiro técnico”, faz saber o despacho. Também o próprio anunciou na rede social LinkedIn que “a partir do dia 1 de Setembro junto-me à equipa que irá acompanhar a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em Bruxelas”.

O conselheiro e antigo Subsecretário de Estado adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentou a sua demissão à frente da Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (Sofid), dado que o cargo que passará agora a ocupar exige exclusividade, avança o ECO.

Bernardo Ivo Cruz conta no currículo com passagens nas embaixadas portuguesas no Reino Unido e Brasil, onde desempenhou já as funções de conselheiro económico e comercial, tendo dirigido os centros de negócios da AICEP para América do Sul, Reino Unido e Irlanda. A nota curricular publicada com o despacho de nomeação refere ainda que “fundou e foi Global Managing Partner do True Bridge Consultancy Group com sede em Londres, foi presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa no Reino Unido, representou a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Brasil) na Europa e foi Partner da Leadership Business Consulting”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.