[weglot_switcher]

Biden garante que Trump “vai deixar o cargo” se perder a eleição

“O povo americano vai decidir quem é o próximo presidente e ponto final”, assegura o candidato democrata, Joe Biden sobre as eleições que vão decorrer a 3 de novembro.
30 Setembro 2020, 19h50

O candidato democrata dos EUA à presidência, Joe Biden, assegurou esta quarta-feira que Donald Trump abandonaria a presidência, se perder, tendo em conta que o “o povo americano não apoiaria” que o candidato republicano fizesse o contrário.

“O presidente vai deixar o cargo. Os americanos não aceitarão isso. Nenhuma agência aceitaria que isso acontecesse ”, apontou Joe Biden durante a sua campanha em Ohio. O candidato democrata também denunciou um grupo de direita que Donald Trump recusou-se a condenar no debate da noite de terça-feira, sublinhando que a sua “mensagem para os Proud Boys e todos os outros grupos de supremacia branca é: parem e desistam”.

“O povo americano vai decidir quem é o próximo presidente e ponto final”, acrescentou Biden sobre as eleições que vão decorrer a 3 de novembro.

A 23 de setembro, antes do debate presidencial de terça-feira, 29 de setembro, o presidente norte-americano Donald Trump obteve as primeiras sondagens independentes, da “ABC News” e do “Washington Post” que lhe dão vantagem sobre Joe Biden no espaço de vários meses nos estados da Florida e do Arizona, onde foi o mais votado em 2016.

Segundo os dados de 23 de setembro, Trump tem quatro pontos de vantagem sobre Biden, 51%-47% na Florida. Em contrapartida, outras duas sondagens realizadas pela St. Peter Polls e pela CNBC/Change Research colocarem o democrata três pontos percentuais à frente.

O resultado das eleições presidenciais dos EUA é incerto, mas Donald Trump tem rejeitado comentar se abandonará a presidência em caso de perder o lugar na Casa Branca para o antigo vice-presidente de Barack Obama.

“Vamos ter que ver o que acontece”, disse Donald Trump a 25 de setembro, sublinhando que existirá “uma continuação” do mandato presidencial que atualmente ocupa, segundo a “NBC News”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.