[weglot_switcher]

Biden visita Luanda a 14 de outubro para estreitar relações com África

A viagem ficou prometida quando o presidente angolano, João Lourenço, foi recebido por Joe Biden na Casa Branca, em novembro do ano passado, assinalando 30 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
epa11004459 US President Joe Biden (R) meets with President of Angola Joao Manuel Goncalves Lourenco (L) in the Oval Office of the White House in Washington, DC, USA, on 30 November 2023. EPA/Yuri Gripas / POOL
20 Setembro 2024, 14h38

Joe Biden, vai visitar Angola a 14 de outubro, para cimentar o processo de reaproximação entre Washington e Luanda e a aposta dos Estados Unidos da América (EUA) no reforço das relações com a África subsaariana. O JE está em condições de avançar que a presença do ainda presidente norte-americano está garantida e agora com data definida.

A visita realizar-se-á depois da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que se iniciou a 10 de setembro e terminará a 28, e as eleições presidenciais norte-americanas, a 5 de novembro, noticiou a agência Reuters.

Esta visita ficou prometida quando o presidente angolano, João Lourenço, foi recebido por Joe Biden na Casa Branca, em novembro do ano passado, assinalando 30 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Depois, chegou a dizer em maio que planeava concretizá-la em fevereiro de 2025, depois de vencer as eleições, mas acabou por retirar-se da corrida presencial, sendo substituído na candidatura pela vice-presidente, Kamala Harris.

Em novembro, no final da reunião, o presidente angolano sublinhou a abertura para cooperar com os EUA em todos os domínios, incluindo “economia, defesa e segurança, transportes e energia, telecomunicações, agricultura, exploração do espaço para fins pacíficos e outros domínios que foram do interesse”. Joe Biden sublinhou que “a parceria entre Angola e os EUA é mais importante do que nunca”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.