Falta precisamente um mês para a edição 2015 da iniciativa De Bicicleta para o Trabalho – Bike to Work.
As empresas com sede ou instalações no Concelho de Lisboa, amigas da mobilidade sustentável, podem participar na iniciativa, incentivando os colaboradores a deslocar-se de bicicleta para o trabalho (pelo menos) no dia 18 de setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. No final terá lugar um passatempo para eleger as participações mais representativas do espírito da ação.
O objetivo é “sensibilizar as empresas e os seus colaboradores para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo os meios suaves de mobilidade”, explica a informação divulgada pela Agência Municipal de Energia-Ambiente (Lisboa E-Nova).
O Bike to Work é uma iniciativa da Lisboa E-Nova e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
A 5ª edição do Bike to Work está inserida no programa da Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre 16 e 22 de Setembro, promovida, na generalidade, pela CML.
As organizações interessadas em participar na iniciativa que este ano se intitula Choose. Change. Combine. – Escolhe. Muda. Combina, devem inscrever-se gratuitamente através do preenchimento do formulário online até 15 de setembro.
A Lisboa e-Nova irá então validar a inscrição e a empresa deverá então desenvolver uma estratégia para persuadir o máximo de trabalhadores a deslocar-se de bicicleta para o trabalho na sexta-feira 18 de Setembro, utilizando (ou não) as peças de comunicação criadas para a iniciativa e disponibilizadas pela Lisboa E-Nova.
Para além deste procedimento, no dia da iniciativa, os colaboradores que optarem por se deslocar de bicicleta deverão colocar um identificador Bike to Work (disponibilizado pela Lisboa e-Nova), visível, durante as suas deslocações.
Após 18 de setembro, e até 25 de setenbro, os participantes devem preencher um questionário online e enviar uma fotografia, fotomontagem ou imagem original alusiva à ação para a organização. Aí as participações serão votadas, até 6 de outubro, pelas 11h30.
As organizações vencedoras, dentro de cada um dos quatro escalões, irão ser premiadas pela Lisboa e-Nova. Os prémios são patrocinados pela Liberty Seguros (empresas com menos de 15 trabalhadores), EMEL (15 a 50 trabalhadores), El Corte Inglês (mais de 50 trabalhadores) e Movicidade (estabelecimentos de ensino).
Outras organizações localizadas fora do Concelho de Lisboa ou relacionadas com a organização não participam no passatempo, mas são membros honorários no escalão “Também foram de bicicleta”.
Todas as empresas e organizações participantes – elegíveis ou não para o passatempo – recebem um certificado de participação, e um certificado Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com