Um número crescente de portugueses está disposto a gastar mais durante a Black Friday deste ano. De acordo com um estudo da Netsonda para a Worten, 31% dos inquiridos planeiam aumentar seus gastos em comparação com 2023, onde essa percentagem era de 26%.
A faixa etária dos 25-34 anos é a que mais se destaca neste aumento. Além disso, 38% dos participantes afirmam que pretendem gastar o mesmo que no ano anterior, enquanto a percentagem de pessoas que planeiam gastar menos caiu de 42% para 31%.
Globalmente, 90% dos inquiridos manifestam a intenção de comprar durante a Black Friday, embora o valor médio que pretendem gastar seja 8% inferior ao do ano passado, situando-se em torno dos 330 euros, comparado com os 359 euros de 2023.
As compras em 2024 deverão ser omnicanal, com uma preferência notável pela loja física. No entanto, 38% optam por fazer compras exclusivamente online, o que representa o valor mais elevado desde 2020, durante a pandemia. Além disso, 47% dos participantes veem a Black Friday como uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, enquanto 55% pretendem aproveitar as promoções.
Uns expressivos 72% admitem que vão aproveitar as promoções para si mesmo. Mais de 40% dos potenciais compradores começam a monitorar preços entre 1 a 2 meses antes do evento, embora cerca de um terço não faça qualquer preparação.
As categorias de produtos que os portugueses mais pretendem adquirir incluem Tecnologia (54%), Moda e Acessórios (38%), Eletrodomésticos (36%) e Livros (33%).
O estudo também revela que a Black Friday é a campanha com maior notoriedade entre os inquiridos, atingindo 100%, em comparação com a Cyber Monday (76%), Hot Days (62%) e Singles Day (37%).
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