[weglot_switcher]

Bloco de Esquerda quer que transportes coletivos sejam gratuitos

Segundo Catarina Martins o BE quer “começar por garantir os passes gratuitos a quem está desempregado, estender depois a todos os menores de 18 e a todos os maiores de 65 anos”.
16 Julho 2021, 17h00

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse que o partido pretende criar um plano para que os transportes públicos sejam gratuitos.

À margem da reunião com a administração da Carris, esta sexta-feira, Catarina Martins propôs criar um plano “para a gratuitidade dos transportes coletivos que nos permita libertar as cidades do carro individual”.

“Começar por garantir os passes gratuitos a quem está desempregado, estender depois a todos os menores de 18 e a todos os maiores de 65 anos e com isso criar um plano, a prazo, consistente, para a gratuitidade dos transportes coletivos que nos permita libertar as cidades do carro individual e que nos permita também fazer uma transição de mobilidade, uma transição energética, que é imprescindível no nosso tempo”, explicou a bloquista.

A líder do BE destacou “o percurso extraordinário que foi possível fazer com os transportes nestes últimos quatro anos”, mas também enalteceu a Carris tem mais 400 motoristas do que há quatro anos. Para Catarina Martins “isto significa o aumento da frota, a sua modernização e um aumento das linhas”.

Catarina Martins recordou ainda que, em 2017, “estava preparada a privatização da Carris, depois de um longo período em que foi diminuindo a oferta de transportes e os passes aumentaram de preço de uma forma vertiginosa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.