[weglot_switcher]

Bloco e PCP num Governo PS? “Não vale a pena estragar uma boa amizade com um namoro mal sucedido”, diz Costa

O primeiro-ministro considera que o modelo da gerigonça funciona bem, sem necessidade dos três partidos se juntarem num Governo.
28 Maio 2019, 08h58

António Costa rejeita a possibilidade do Bloco de Esquerda e do PCP integrarem um Governo liderado pelo PS.

O primeiro-ministro considera que o modelo da gerigonça funciona bem, sem necessidade dos três partidos se juntarem num Governo, caso o PS saia vencedor das eleições legislativas que vão ter lugar em outubro.

“Esta clareza das posições é muito saudável, mas também implica nas limitações sobre a intensidade da relação. Por isso, aquilo em que conseguimos convergir tem sido suficiente para uma muito boa amizade, mas é insuficiente para podermos termos um casamento”, começou por dizer António Costa em entrevista à SIC.

“As pessoas dizem que não vale a pena estragar uma boa amizade com um namoro mal sucedido, aqui é um bocado assim”, afirmou o primeiro-ministro na entrevista dada após as eleições europeias.

A única possibilidade de os três partidos de esquerda se juntarem num Governo, seria se Bloco e PCP alterassem as suas posições políticas.

“A não ser que houvesse uma evolução tal das posições politicas que permitisse outro tipo de relacionamento. Não antevejo que nenhum dos partidos esteja disponível para se descaracterizar o suficiente para que essa solução fosse possível”, disse o primeiro-ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.