O BNP Paribas definiu que vai permitir o trabalho em regime híbrido (trabalho remoto durante parte da semana) para alguns colaboradores, juntando-se aos seus pares europeus como o Deutsche Bank e UBS de forma a promover um “trabalho mais flexível numa base permanente”, revela a “Bloomberg”.
O BNP já começa a traçar planos para oferecer mais flexibilidade aos seus funcionários, incluindo vários cenários de trabalho remoto. Cada uma das unidades do banco poderá escolher a opção que melhor se adapte às circunstâncias dos seus funcionários. Quando compatíveis com as suas posições, alguns banqueiros poderão trabalhar remotamente dois dias numa semana e três dias noutra.
O plano, que deve ser assinado pelos sindicatos nas próximas semanas, só deverá entrar em vigor em setembro. “No âmbito do nosso diálogo social com os sindicatos, estão em curso negociações ao nível do grupo em França para alargar o trabalho remoto, mas também para o adaptar às especificidades de cada profissão”, disse por email uma porta-voz do BNP. “O trabalho remoto, é claro, será voluntário e dependerá do ambiente pessoal de cada funcionário”.
O rival mais próximo do BNP, a Societe Generale, disse em maio que deixaria os colaboradores trabalharem de casa até três dias por semana, enquanto o HSBC Holdings também tem vindo a dar indicações aos seus funcionários franceses no mesmo sentido.
Os bancos globais divergem na sua abordagem ao trabalho remoto, à medida que a toma de vacinas contra a Covid-19 permite que mais funcionários regressem aos escritórios. Enquanto alguns, incluindo o JPMorgan e o grupo Goldman Sachs, estão a pressionar os colaboradores para que regressem aos escritórios, outros como o Citigroup e o UBS estão a ser mais flexíveis numa tentativa de melhorar a moral e obter uma vantagem competitiva no recrutamento e retenção de pessoas.
A UniCredit de Itália disse que planeia permitir permanentemente que os seus funcionários externos trabalhem em casa 40% do tempo. O banco está a elaborar um plano que permitirá ao pessoal administrativo e da matriz trabalhar voluntariamente em casa cerca de dois dias por semana, enquanto os funcionários das agências poderão optar por um dia por semana a partir de casa.
Na Alemanha, o Deutsche Bank também disse que está a trabalhar em planos que permitam aos funcionários trabalharem em casa até três dias por semana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com