[weglot_switcher]

Bolonha bate Braga na corrida ao prémio Semana Europeia da Mobilidade

O prémio entregue pela Comissão Europeia esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, decorre anualmente e foi atribuído à cidade que se destacou na promoção da mobilidade sustentável na semana de 16 e 22 de setembro do ano passado.
28 Março 2025, 14h43

A cidade italiana de Bolonha, venceu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade, levando a melhor sobre Braga e também a alemã Leipzig, as outras duas finalistas na corrida a este galardão organizado pela Comissão Europeia (UE).

O prémio entregue esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, decorre anualmente e foi atribuído à cidade que se destacou na promoção da mobilidade sustentável na semana de 16 e 22 de setembro do ano passado.

De salientar que as três finalistas foram selecionadas por um painel independente de peritos, entre 75 candidaturas de diversos países da Europa.

Os italianos venceram com a estratégia Bolonha 30, entre outras iniciativas, através da qual 70% das estradas da cidade foram permanentemente transformadas em zonas de 30 km/h.

Já Leipzig organizou “um dia sem carros particularmente impressionante, fechando a circular rodoviária do centro da cidade, por 12 horas, para realizar atividades que contaram com a participação de cerca de 25 mil pessoas”, segundo um comunicado da Comissão Europeia publicado há um mês atrás.

Quanto à concorrente portuguesa, a cidade de Braga, organizou “um conjunto diversificado de atividades, muitas das quais cocriadas com os residentes locais”, destacando-se ainda pelo “forte ênfase ao aumento da capacidade dos políticos e dos técnicos de mobilidade urbana para implementar mudanças”. Outras atividades “incluíram a expansão das ciclovias urbanas, vários projetos de mobilidade escolar e a transformação da Rua Dom Pedro V num espaço público partilhado”, escreveu, na altura, a Comissão Europeia no mesmo documento.

Na cerimónia de entrega do galardão referente a 2024, Apostolos Tzitzikostas, Comissário para o Transporte e Turismo Sustentáveis, afirmou que “os vencedores deste ano destacaram-se na criação de espaços públicos vibrantes e amigáveis para as pessoas, que não são apenas verdes, mas também centros dinâmicos de comunidade e conexão. Os finalistas demonstraram que destinos turísticos populares podem também servir as comunidades locais ao promoverem transportes sustentáveis”.

De relembrar que Braga já venceu o prémio Semana Europeia da Mobilidade no passado, mais concretamente na edição de 2022.

Outra cidade portuguesa que já esteve presente como finalista foi Amadora, nos anos de 2021 e 2023.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.