Bolsa de Lisboa em terreno negativo com BCP, EDP Renováveis e CTT a liderar perdas

O aumento de novos casos da Covid-19 a nível global e a tensão entre Pequim e Washington estão a causar apreensão entre os investidores, com as principais praças europeias a negociar no vermelho.

O PSI está a cair 0,98% para 4.494,12 pontos na sessão desta sexta-feira.

Lá fora, o cenário também é negativo. Paris recua 1,89%, Frankfurt tomba 2,08%, e Madrid perde 1,57%.

A pandemia da Covid-19 continua a aumentar diariamente em todo o mundo, e os Estados Unidos já ultrapassaram os quatro milhões de casos confirmados. Já a tensão entre Washington e Pequim, com fechos de consulados nos dois países, também estão a provocar apreensão entre os investidores.

“Os resultados trimestrais das empresas e o acordo alcançado pela UE, no início da semana, para o pacote de resgate dos seus membros, tem sustentado o otimismo de mercado nos últimos dias”, aponta o analista André Pires da XTB. “No entanto as tensões de vários países com a China e os dados da pandemia, por fim, levaram a melhor, prometendo um fecho da semana em queda”.

Em Lisboa, o BCP lidera as quedas ao perder 1,80% para 0,10 cêntimos.

Segue-se a EDP Renováveis com uma perda de 1,65% para 14,30 euros, e os CTT que descem 1,53% para 2,26 euros.

Já a Altri perde 1,46% para 4,31 euros, enquanto a Corticeira Amorim recua 1,24% para 9,58 euros.

A EDP está a cair 1,28% na sessão de hoje para os 4,49 euros. Já a cotação dos direitos de subscrição ao aumento de capital no valor de mil mihóes para financiar a compra da energética espanhola Viesgo descem 6,76% para 0,1035 euros.

A Pharol é a única cotada a valorizar neste momento ao subir 1,08% para 0,11 euros.

Já a REN permanece inalterada nos 2,50 euros.

A Galp é a cotada com mais ações negociadas, com mais de 1,4 milhões de títulos a trocarem de mãos.

Segue-se o BCP com 1,1 milhões de ações negociadas, e a EDP com 925 mil ações.

Ler mais

Recomendadas

Fidelidade compra 1 milhão de euros em obrigações do BCP

Em causa estão três operações de aquisição, realizadas na quinta-feira, sendo que na primeira a Fidelidade comprou 400 mil euros em obrigações, na segunda 200 mil euros e na última outros 400 mil euros.

Wall Street regressa às perdas enquanto aguarda debate das presidenciais

As companhias aéreas norte-americanas lideraram as quedas em Nova Iorque, com a JetBlue e a American Airlines a tombarem 4% e a Southwest a cair quase 2%. O preço do petróleo recuperou mas continua a cair mais de 3%.

Bolsas europeias em correção. BCP e Galp pressionam PSI-20

Praças europeias fecham em correcção esta terça-feira, com perdas. PSI-20 recuou 1,35%, pressionado pelo BCP e pela energia. Queda do Brent penalizou a Galp.
Comentários