[weglot_switcher]

Bolsa fecha em alta com Sonae e NOS na liderança

As duas cotadas valorizaram mais de 2%, seguidas pelo BCP, que valorizou perto de 1,5%. O dia foi positivo em Lisboa e nas mais importantes congéneres europeias, em particular na bolsa francesa.
bolsa bolsas bolsa de Lisboa
19 Agosto 2025, 17h13

O índice PSI subiu 1,05% e renovou máximos de fevereiro de 2011, ao alcançar os 7.962 pontos. No exterior, o dia foi positivo, com subidas acentuadas, sobretudo em França.

Em Lisboa, o índice de referência ficou marcado pelo acréscimo de 2,62% até aos 1,332 euros nas ações da Sonae, enquanto a NOS subiu 2,21% para 3,93 euros. Simultaneamente, o BCP avançou 1,57% e alcançou os 0,7892 euros, ao passo que a EDP ganhou 1,40%, até aos 3,838 euros.

Em sentido oposto, os títulos da Mota-Engil caíram 1,23% e ficaram-se pelos 5,625 euros.

Entre as principais praças europeias, destaque para Paris, onde o CAC 40 registou uma subida de 1,21%. Houve também ganhos de 0,86% em Itália, 0,50% na Alemanha, 0,42% em Espanha e 0,38% no Reino Unido, enquanto o índice agregado Euro Stoxx 50 somou 0,87%.

No mercado de futuros, o barril de Brent recua 1,29% até aos 65,74 dólares por barril, enquanto o WTI contrai 1,40% para 61,82 dólares por barril. No que diz respeito ao mercado cambial, o euro avança 0,01% face ao dólar, sendo negociado a 1,1662 dólares.

“Foi uma terça-feira positiva nas bolsas europeias, com o francês CAC a ser o mais entusiasmado entre os principais índices de ações, marcado pelo otimismo na generalidade das suas cotadas, com as de bens de luxo entre os maiores destaques”, de acordo com a análise do Departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

Isto porque, perante a falta de indicadores macroeconómicos de peso, as “expetativas de um possível encontro entre Zelensky e Putin para discutir um potencial acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia animaram os investidores”, aponta-se.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.