Bolsa portuguesa acompanha Europa em alta. Navigator soma quase 4%

Entre as empresas cotadas do PSI 20, nove negoceiam em alta, sete em queda e duas negoceiam inalteradas. A empresa de pasta e pastel destaca-se por ter anunciado que terá direito a uma redução das taxas aduaneiras nos Estados Unidos, para 1,63%, sobre a exportação de alguns produtos.

O principal índice bolsista português (PSI 20) arrancou a sessão a somar 0,09%, para 4.478,11 pontos, em com as principais congéneres europeias, esta quinta-feira, 9 de julho. Entre as empresas cotadas do PS 20, nove negoceiam em alta, sete em queda e duas negoceiam inalteradas.

Os ganhos da bolsa portuguesa devem-se aos títulos das papeleiras Navigator (3,91%) e Semapa (1,84%) e ao BCP (0,84%). Destaque para a Navigator, com os investidores a premiar a cotada depois de a empresa ter anunciado que terá direito a uma redução das taxas aduaneiras nos Estados Unidos, para 1,63%, sobre a exportação de alguns produtos de papel.

Inicialmente, a taxa aplicada era de 37,34%, tendo passado para 1,75. Agora, caiu 0,12 pontos percentuais, após a papeleira vencer um processo judicial nos Estados Unidos.

Entre as congéneres europeias, os investidores reagem à sessão em alta verificada nas bolsas asiáticas, revelando otimismo quanto à hipótese de a recuperação económica continuar a ser alavancada pelos governos e bancos centrais depois da pandemia da Covid-19.

Hoje, os ministros das Finanças da zona euro vão votar no próximo presidente do Eurogrupo. Os principais candidatos para suceder a Mário Centeno encontram-se em Espanha, Luxemburgo e Irlanda. Mas para conseguir a eleição, o candidato terá de contar com o apoio de pelo menos 10 dos 19 países da zona euro. A escolha poderá ter influenciar a negociação.

Recomendadas

PremiumRisco de continuidade do negócio é o mais relevante para as empresas

Um estudo da MDS revela que a possibilidade de recuperação em ‘V’ é, do lado das empresas, uma miragem: um a três anos é o tempo mínimo esperado de regresso à atividade pré-pandemia.

Wall Street fecha semana com ganhos ligeiros. Nasdaq reflete dados da criação de emprego

O Nasdaq Composite registou a única queda da sessão: 0,87% para 11,010.98 pontos. Foi a maior vítima da sessão de uma conjugação de fatores: a criação de empregos nos EUA e a negociação do pacote de estímulos fiscais.

Aumento de capital da EDP não anima investidores. PSI-20 encerra no ‘vermelho’

O PSI-20 fecha a sessão de hoje a desvalorizar 0,25% para 4.362,62 pontos à boleia da EDP que desvaloriza 0,73% depois de ter completado o aumento de capital que vai financiar a compra da espanhola Viesgo.
Comentários