[weglot_switcher]

Bolsas europeias recuperaram, mas mantiveram perdas no segundo dia da semana

Os ventos de recuperação foram pautados pela incerteza dos investidores, com as principais praças a ficarem perto do limiar entre o sentimento positivo e negativo. PSI foi dos que se manteve a ‘encarnado’.
bolsa de Lisboa PSI
7 Agosto 2024, 07h30

A bolsa de Lisboa encerrou a sessão desta terça-feira em perda, com o índice PSI a recuar 0,15%, até aos 6.458 pontos, numa Europa cujos principais índices mostraram um sentimento misto.

Entre as perdas, destaque para a Mota-Engil, cujos títulos caíram 2,57% e as negociações ficaram-se pelos 3,262 euros por ação. Seguiram-se os CTT, que recuaram 1,44%, até aos 4,10 euros, ao passo que a Jerónimo Martins perdeu 1,36%, para 15,94 euros. Mais atrás, a Semapa resvalou 0,84% e encerrou o dia nos 14,18 euros.

Em sentido contrário, sobressaiu a Galp, que deu um salto de 0,89%, para os 18,76 euros.

Lá fora, entre as praças europeias, a época de resultados esteve na ordem do dia, com a Bayer a revelar contas, que desiludiram os mercados.

Depois do sell-off que se registou na sessão de segunda-feira, ligado às incertezas que resultam dos números do emprego nos EUA e da subida das taxas de juro no Japão, a segunda sessão da semana teve ventos de estabilização perto do limiar entre os ganhos e as perdas.

Na Alemanha, os investidores reagiram aos resultados da Bayer no segundo semestre, que revelaram um tombo acentuado no período entre abril e junho. Os números indicam uma queda nos lucros para 34 milhões de euros no segundo trimestre, um decréscimo agressivo face aos 1,89 mil milhões observados no período homólogo.

Itália registou a descida mais acentuada, ao passo que Espanha derrapou 0,33% e França perdeu 0,27%. No ‘verde’, o Reino Unido e a Alemanha subiram 0,15% e 0,13%, respetivamente, ao passo que o índice agregado Euro Stoxx 50 se adiantou 0,08%.

Olhando ao criptomercados, também se observaram ventos de recuperação, mas bastante mais acentuados, em face da volatilidade que lhes está associada. A Bitcoin valorizava 7% durante a manhã de terça-feira e estava a ser negociada acima dos 55 mil dólares.

Ao nível de resultados, na sessão desta quarta-feira os mercados vão estar atentos a casos como o da Glencore (Suíça), Commerzbank (Alemanha), Maersk (Alemanha), Sony (Japão), The Walt Disney Company (EUA),  Novo Nordisk (Dinamarca) e Cathay Pacific (China).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.