Friedrich Merz falhou em conseguir maioria no parlamento para ser eleito chanceler, aumentando a incerteza política e a Alemanha condiciona bolsas europeias.
As principais bolsas europeias seguem todas em baixa, com o alemão DAX a liderar as perdas ao cair 0,90% para 23.133,79 pontos. O PSI é dos que cai menos ao deslizar apenas -0,07% para 6.996,66 pontos. A ajudar a mitigar a queda está a subida de +1,62% das ações da Mota Engil e a subida de +0,83% do BCP. Em Lisboa, numa manhã de poucas variações, o BCP viu um aumento do seu preço-alvo. A Autonomous Research suiu o preço alvo de 0,67 euros para 0,68 euros ao BCP.
Em queda o destaque vai para a EDP Renováveis, que recua -0,96% para 8,29 euros.
“Esta é a primeira vez na história recente da Alemanha que um candidato a chanceler falha a eleição parlamentar logo na primeira votação, apesar de um acordo de coligação previamente estabelecido”, destacam os analistas do Millennium investment banking.
Já o ambiente macroeconómico europeu apresenta sinais de maior estabilidade, depois da divulgação da leitura final dos dados de atividade dos serviços na Zona Euro em abril, que revelaram uma expansão inesperada.
“No plano empresarial, numa manhã marcada por diversas contas, destacam-se Continental, Fresenius Medical e Vestas Wind com resultados positivos, a contrastarem com Philips, Zalando e PostNL. A Deliveroo segue em foco, depois de ter chegado a acordo para ser adquirida pela Doordash”, revela a MTrader.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com