[weglot_switcher]

Bolsonaro inicia visita de dez dias para reforçar laços comerciais na Ásia e Médio Oriente

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, inicia este sábado uma viagem de dez dias para reforçar laços comerciais com parceiros da Ásia de Leste e do Médio Oriente.
19 Outubro 2019, 14h52

Jair Bolsonaro terá compromissos no Japão, China, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Arábia Saudita. Segundo membros do governo, o presidente quer sinalizar que o Brasil está comprometido com a abertura económica, com o ambiente de negócios e com o programa de reformas.

Bolsonaro sai da Base Aérea de Brasília às 22h00 deste sábado (hora local). Depois de escalas em Lisboa (Portugal) e Nursultan (Cazaquistão), chega a Tóquio, às 13h00 de domingo (hora local). A agenda do presidente brasileiro inclui o evento de entronização do imperador Naruhito, na terça-feira.

Na quarta-feira, dia 23, Bolsonaro participará num banquete oferecido a todos os presidentes pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. No mesmo dia, haverá uma reunião de Bolsonaro com os membros do grupo de notáveis, formado pelos dirigentes das principais empresas do Japão (Mitsui, Toyota, Honda, Mitsubishi, entre outras).

Na quinta-feira, a delegação brasileira segue para Pequim. Na China, Bolsonaro cumprirá o programa de encontro com autoridades do país asiático, em 24 e 25 de outubro. Na visita à China, o presidente dará prosseguimento a uma extensa agenda de visitas mútuas de autoridades dos dois países.

Juntos, Japão e China têm cerca de 100 bilões de dólares em investimentos no Brasil. A Ásia lidera as exportações e importações brasileiras. Só nos primeiros nove meses de 2019, 40% das exportações brasileiras foram destinadas à região, ao mesmo tempo que 33% das importações brasileiras vieram da Ásia.

Em seguida, no sábado, Bolsonaro segue para Abu Dhabi, dando início à metade árabe da viagem. Depois da visita aos Emirados Árabes Unidos, o presidente segue para Doha. Ele passa a manhã e a tarde do dia 28 na capital do Qatar e, em seguida, embarca para Riad, na Arábia Saudita, onde fica até o dia 30.

Na passagem pelo mundo árabe, o destaque é o aumento das exportações da agropecuária brasileira, a atração de investimentos para os projetos de concessão e privatização de ativos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), além do interesse árabe na indústria de defesa do Brasil.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.