[weglot_switcher]

‘Bootcamp’ EDP Energia Solidária prorroga prazo de candidaturas

Os empreendedores podem agora candidatar-se a este programa de transição energética justa até ao próximo dia 10 de setembro. Serão escolhidos 10 projetos, que se deslocarão ao Instituto Superior de Agronomia de Lisboa para formação e mentoria.
3 Setembro 2024, 18h33

Os empreendedores com ideias que promovam a transição energética para todos têm agora mais uma oportunidade de desenvolverem os seus projetos. O bootcamp EDP Energia Solidária, organizado pela IES – Social Business School e a Fundação EDP, prorrogou o prazo de candidaturas, soube o Jornal Económico.

Subordinado ao tema “Transição Energética Justa”, o concurso – âmbito do programa EDP Energia Solidária – tem candidaturas a decorrer até ao próximo dia 10 de setembro. A seguir, a fase de avaliação por parte do júri terá os seguintes critérios:  inovação, viabilidade e impacto social e ambiental. Depois,  serão selecionados 10 projetos nacionais, que recebem uma entrada no evento “Cidade do Zero”, entre 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa.

É lá que os inventores terão oportunidade de participar em sessões intensivas de formação e de mentoria especializada, bem como apresentar as suas ideias a um painel de especialistas no palco (pitch). Desde que foi lançado, o programa EDP Energia Solidária apoiou a implementação ou continuidade de cerca de 415 projetos em todos os distritos portugueses.

“Este bootcamp surge com o objetivo de capacitar e apoiar projetos que promovam uma transição energética justa, garantindo que as soluções de energia sustentável sejam acessíveis e benéficas para todas as camadas da sociedade. O evento vai destacar a importância de integrar equidade social nas estratégias de transição energética, abordando desafios e oportunidades para criar um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirma a diretora executiva da IES, Inês Alexandre.

“O programa EDP Energia Solidária é uma grande aposta da Fundação EDP, que quer ser um parceiro estratégico na transição energética justa, criando valor para a sociedade. Trata-se do programa de investimento social mais antigo da Fundação EDP, cumprindo já 20 anos em 2024. No ano passado, redirecionámo-lo para a área da transição energética justa e incluímos uma vertente forte de capacitação, além do financiamento”, acrescentou a diretora da área de Inovação Social da Fundação EDP.

Na opinião de Vanda Martins, a fundação tem “uma rede de incubadoras parceiras a trabalhar connosco em diferentes pontos do país e este bootcamp com o IES, na Cidade do Zero, é mais um reforço importante no nosso compromisso de mobilizar e capacitar o setor para a criação de respostas inovadoras no tema da transição justa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.