O primeiro-ministro britânico pediu esta terça-feira um novo prazo para as negociações com Bruxelas sobre o Brexit, o terceiro desde que assumiu a liderança do Reino Unido, durante a reunião com os ministros da União Europeia. Boris Johnson consideram que as discussões sobre o acordo de saída continuam difíceis e com poucas perspetivas para um consenso.
O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, apontou que, apesar de o Brexit estar numa altura crucial, um acordo ainda era possível, segundo o jornal britânico “The Guardian”. Barnier referiu que Boris Johnson já tinha sugerido um acordo duas vezes anteriormente mas que voltou sempre atrás. “É o terceiro prazo unilateral que Johnson impõe sem acordo”, referiu o negociador para o Brexit, esclarecendo que ainda há tempo para um acordo final.
“As negociações estão numa fase difícil”, disse Barnier aos ministros europeus. Ainda assim, disse que agora as conversas têm um “tom construtivo”, uma vez que o prazo para a saída definitiva da União Europeia está a chegar ao fim.
A chanceler Angela Merkel, de acordo com a mesma publicação, afirmou que um acordo final “tem de ser do interesse de ambas as partes, tanto no interesse britânico como nos 27 da União Europeia”. Assim, Michel Barnier publicou na rede social Twitter que “a União Europeia vai continuar a trabalhar para um acordo justos nos próximos dias e semanas”.
At #GAC today with @MarosSefcovic to brief EU Ministers on state of play of 🇪🇺🇬🇧 negotiations and the implementation of the Withdrawal Agreement.
— Michel Barnier (@MichelBarnier) October 13, 2020
Strong EU unity confirmed ahead of European Council.
The EU will continue to work for a fair deal in the coming days and weeks. pic.twitter.com/68TNDwSVDt
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com