O primeiro-ministro britânico está numa visita oficial aos Estados Unidos durante três dias e esta segunda-feira tem encontro marcado com Jeff Bezos, fundador e presidente do conselho de administração da Amazon. Neste encontro oficial, Boris Johnson planeia questionar Bezos sobre o registo fiscal da empresa de comércio online.
O agora presidente executivo da Amazon tem enfrentado questões sobre os impostos pagos pela empresa e ainda as condições que a força de trabalho enfrenta nos armazéns e na distribuição. De relembrar que Jeff Bezos é o homem mais rico do mundo, tendo uma fortuna multimilionária à conta da empresa que construiu.
Recentemente tornou-se público que as receitas da Amazon no Reino Unido aumentaram mais de 50% no ano de 2020 para 20,63 mil milhões de libras (24,05 mil milhões de euros). No entanto, a Amazon apenas pagou 18,3 milhões de libras (21,3 milhões de euros) em impostos diretos ao Reino Unido.
O porta-voz do primeiro-ministro admitiu que o pagamento de impostos era uma das questões que Boris Johnson vai perguntar a Bezos durante o encontro. “Sim, podem esperar que o primeiro-ministro levante essa questão importante”.
“Como sabem, temos sido os principais defensores de uma solução internacional para os desafios fiscais colocados pela digitalização da economia”, disse o porta-voz aos jornalistas. “Assegurámos um acordo no G7 sobre impostos digitais, então nós vamos procurar em levantar essa questão”.
Boris Johnson vai ainda encontrar-se com o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, também defensores de uma abordagem mais robusta para a tributação das empresas que ganham milhões de dólares e pagam poucos impostos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com