[weglot_switcher]

Boris Johnson vai reunir-se com fundador da Amazon e perguntar pelos impostos pagos pela empresa (com áudio)

Os registos fiscais da Amazon estarão em cima da mesa na reunião entre o primeiro-ministro britânico e Jeff Bezos.
  • EPA/ANDY RAIN
20 Setembro 2021, 16h10

O primeiro-ministro britânico está numa visita oficial aos Estados Unidos durante três dias e esta segunda-feira tem encontro marcado com Jeff Bezos, fundador e presidente do conselho de administração da Amazon. Neste encontro oficial, Boris Johnson planeia questionar Bezos sobre o registo fiscal da empresa de comércio online.

O agora presidente executivo da Amazon tem enfrentado questões sobre os impostos pagos pela empresa e ainda as condições que a força de trabalho enfrenta nos armazéns e na distribuição. De relembrar que Jeff Bezos é o homem mais rico do mundo, tendo uma fortuna multimilionária à conta da empresa que construiu.

Recentemente tornou-se público que as receitas da Amazon no Reino Unido aumentaram mais de 50% no ano de 2020 para 20,63 mil milhões de libras (24,05 mil milhões de euros). No entanto, a Amazon apenas pagou 18,3 milhões de libras (21,3 milhões de euros) em impostos diretos ao Reino Unido.

O porta-voz do primeiro-ministro admitiu que o pagamento de impostos era uma das questões que Boris Johnson vai perguntar a Bezos durante o encontro. “Sim, podem esperar que o primeiro-ministro levante essa questão importante”.

“Como sabem, temos sido os principais defensores de uma solução internacional para os desafios fiscais colocados pela digitalização da economia”, disse o porta-voz aos jornalistas. “Assegurámos um acordo no G7 sobre impostos digitais, então nós vamos procurar em levantar essa questão”.

Boris Johnson vai ainda encontrar-se com o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, também defensores de uma abordagem mais robusta para a tributação das empresas que ganham milhões de dólares e pagam poucos impostos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.