[weglot_switcher]

Bosch prevê ter mil pessoas em Ovar até 2021

Fábrica do grupo germânico emprega 720 pessoas e espera ter 300 novos colaboradores até 2021. No próximo ano, a unidade tem como objetivo faturar 150 milhões de euros.
  • António Pereira, administrador da Bosch de Ovar
30 Dezembro 2018, 11h30

A unidade ovarense da Bosch prepara-se para um ano de 2019 prometedor, desde logo com a previsão de um aumento de funcionários, para um total de 800 trabalhadores. Um plano que culminará em mil postos de trabalho no ano de 2021, de acordo com as revelações feitas pelo administrador da Bosch de Ovar, António Pereira, durante a visita do Jornal Económico à unidade, a que se seguiu uma entrevista (ver ao lado).

“Neste momento, somos cerca de 720 pessoas, no próximo ano devemos ser 800. O objetivo são mil pessoas em 2021, senão acontecer mais cedo”, revelou.

O plano de desenvolvimento mencionado por António Pereira prevê, concretamente, que a área de desenvolvimento passe dos atuais 54 trabalhadores para 112 empregados.

Este aumento do número de trabalhadores contribuirá para um crescimento na capacidade de faturação da Bosch de Ovar. “Para o próximo ano temos um objetivo de faturar 150 milhões de euros e o objetivo de crescer”, acrescentou António Pereira.

A isto acresce ainda o aumento da área de fábrica em 3.000 m2, também no próximo ano.

“Vamos ampliar as instalações para criar novas oportunidades”, assegurou o administrador.

“Quando ampliamos 4.000 m2 não havia volume de produção, mas hoje em dia é tudo tão rápido que se não houver oportunidade criada por nós, quando surge uma oportunidade podemos não estar preparado”, explicou o gestor, que lidera a unidade de Ovar há quase dois anos.

Assim, em 2019, a área da fábrica de Ovar passará de 16.900 m2 para 19.900 m2.

“O primeiro passo é fazer um crescimento para os 150 milhões de euros e, depois, garantir oportunidades suficientes para um further growth, um crescimento futuro”, elucidou.

Bosch vai contratar 200 engenheiros
A expansão da Bosch de Ovar surge na sequência do que o Jornal Económico avançara na sua edição de 30 de novembro, em exclusivo:  no próximo ano, a Bosch vai instalar em Portugal uma nova equipa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de ferramentas elétricas e prevê contratar um total de 200 engenheiros.

A equipa de I&D será criada na unidade de Ovar, que prevê a contratação de 20 engenheiros só para esta equipa. “Só somos produtivos quando temos trabalho qualificado”, disse António Pereira.

Além desta equipa, e incluindo o plano de desenvolvimento da unidade de Ovar, a multinacional germânica prevê contratar um total de 200 engenheiros, em 2019, para as várias divisões da empresa. Estes profissionais estarão dispersos também pelas unidades de Braga, Aveiro.

 

Artigo publicado na edição impressa nº1967 do Jornal Económico, a 14 de dezembro de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.