[weglot_switcher]

BPI distingue Leonor Freitas com Prémio Mulher Empresária 2018

Empresária vinícola, que lidera a Casa Ermelinda Freitas, venceu a primeira edição do Prémio Mulher Empresária 2018 do BPI e vai, em setembro, até Xangai, China, “competir” pelos IWEC Awards 2018.
13 Agosto 2018, 15h49

A empresária vinícola Leonor Freitas, que lidera a Casa Ermelinda Freitas, venceu a primeira edição do Prémio Mulher Empresária 2018 do BPI, anunciou o banco esta segunda-feira em comunicado.

O galardão foi criado para “reconhecer o percurso das gestoras portuguesas e dar visibilidade às lideranças no feminino no mundo dos negócios”, sendo que a escolha de Leonor Freita é é um reconhecimento pelo seu percurso profissional, pelo seu compromisso social e a postura inspiradora e empreendedora, que tornou a Casa Ermelinda Freitas numa referência no mercado vinícola português e internacional”.

A portuguesa vai agora representar Portugal nos prémios internacionais IWEC Awards 2018, criado em 2007 pela Câmara do Comércio de Barcelona, com o apoio do CaixaBank, accionista maioritário do BPI.

Em Xangai, China, entre os dias 9 e 12 de setembro, Leonor Freitas poderá ser distinguida, entre 40 empresárias de 20 países.

Quarta geração de mulheres à frente da Casa Ermilinda Freitas
Leonor Freitas representa a quarta geração de mulheres à frente da empresa agrícola fundada em 1920. Antes de assumir o comando da sua empresa, a empresária vinícola trabalhou durante mais de duas décadas para o Ministério da Saúde, em Setúbal, onde se dedicou, sobretudo, à prevenção do alcoolismo e toxicodependências.

Leonor Freitas sucedeu à sua mãe, Ermelinda Freitas, na liderança da empresa. Foi na sua gestão que se deu a grande aposta estratégica na criação de marcas próprias e no mercado de exportação, uma área liderada atualmente pela filha, Joana Freitas. Em 1997, iniciou-se um novo ciclo com o ”Terras do Pó” tinto, primeiro vinho produzido e engarrafado da Casa Ermelinda Freitas. Desde 1999, a Casa Ermelinda Freitas já recebeu mais de mil prémios nacionais e internacionais.

A 10 de junho de 2009, Leonor Freitas foi distinguida com a comenda de Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial Classe do Mérito Agrícola Comendador conferida pelo então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

O espaço museológico Casa de Memórias e Afectos Ermelinda Freitas é outro dos projetos da empresária e representa uma aposta na área do enoturismo e da educação.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.