A Cascais Próxima empresa municipal de Cascais responsável pela gestão da mobilidade, espaços urbanos e energias no concelho, e o BPI contrataram um Empréstimo Verde (Green Loan) no montante de 4,5 milhões de euros, com um prazo de 10 anos. Este financiamento é para a construção de um posto de produção e abastecimento de veículos movidos a hidrogénio.
“O empréstimo destina-se a financiar a conceção e construção de um posto de produção e abastecimento de veículos movidos a hidrogénio (Hydrogen Refuelling Station).
“O empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI”, refere o comunicado que acrescenta ainda que é um crédito que respeita os “Green Loan Principles” estabelecidos pela “Loan Market Association” (LMA).
O investimento reforça a sustentabilidade ambiental do transporte de passageiros no concelho de Cascais.
“O investimento e financiamento terão preocupações e objetivos de sustentabilidade ambiental, em linha com a estratégia definida pelo município e, para o setor, por parte do BPI, reforçando o seu papel como financiador de referência através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade”, lê-se na nota.
A Cascais Próxima é um empresa municipal, fundada em 1999, cujo capital social é detido na sua totalidade pelo município de Cascais, é responsável pela mobilidade, espaços urbanos e energias no concelho de Cascais.
Gere uma frota de autocarros movidos a hidrogénio e com este investimento irá promover a auto-suficiência no processo de produção e abastecimento do combustível “Verde”, havendo ainda capacidade disponível para venda a terceiros.
Engloba ainda no seu objeto social a prestação de um vasto conjunto de serviços, tais como a construção e manutenção de infraestruturas e equipamentos urbanos, a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, o lançamento, execução e fiscalização de empreitadas de obras municipais, a manutenção e limpeza de equipamentos municipais, a eficiência energética e, ainda, a gestão integrada da mobilidade no concelho de Cascais, nomeadamente através da promoção e gestão de serviços de mobilidade suave, transporte público de passageiros e gestão do estacionamento do município.
A Cascais Próxima assume-se como o principal parceiro do município na implementação das políticas setoriais estabelecidas pela autarquia para a gestão e manutenção do espaço público, bem como para a implementação de medidas de eficiência energética e políticas de mobilidade que contribuam para um concelho mais limpo, acessível e próximo.
Cascais foi pioneiro no desenvolvimento do Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050 para reduzir as cerca de 530 kTon CO2e para 15 kTon CO2e.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com