[weglot_switcher]

Brasil “deplora” plano de Israel de ocupar cidade de Gaza

De acordo com uma nota do Itamary, a incursão é uma medida que agravará a “catastrófica situação humanitária da população civil palestina, assolada por cenário de mortes, deslocamento forçado, destruição e fome”.
epa12221337 Indian Prime Minister Narendra Modi (L), Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva (C) and South African President Cyril Ramaphosa attend the BRICS summit in Rio de Janeiro, Brazil 06 July 2025. The BRICS began their first summit on 06 July in Rio de Janeiro since the forum expanded from five to eleven members, amid tensions generated by the trade war unleashed by US President Donald Trump and the conflicts in the Middle East and Ukraine. EPA/ANTONIO LACERDA
10 Agosto 2025, 10h06

O Brasil “deplora” o plano de Israel de assumir o controlo da cidade de Gaza, declarou no sábado o Ministério das Relações Exteriores (MRE), um dia após o anúncio do plano pelo governo de Benjamin Netanyahu.

De acordo com uma nota do Itamaraty, a incursão é uma medida que agravará a “catastrófica situação humanitária da população civil palestina, assolada por cenário de mortes, deslocamento forçado, destruição e fome”.

Brasília sublinhou que a Faixa de Gaza é “parte inseparável do Estado da Palestina”, pelo que renovou o apelo à “retirada completa e imediata” das tropas israelitas do território.

O Governo de Lula da Silva sublinhou ainda a urgência de um cessar-fogo, assim como da libertação dos reféns e da entrada, “sem obstáculos”, da ajuda humanitária.

Durante a cimeira do BRICS em julho, no Rio de Janeiro, o chefe de Estado brasileiro apelou a que não se permanecesse “indiferente” ao “genocídio” em Gaza.

Muitos países denunciaram a decisão de ocupar a cidade de Gaza, anunciada na sexta-feira, após quase dois anos de guerra provocada pelo ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.