O Brasil está representado na Web Summit Lisboa com uma delegação de 340 startups e empresas que é coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras entidades.
Dados do Observatório Sebrae Startups indicam que em agosto o ecossistema de inovação do Brasil ultrapassou as 20 mil empresas inovadoras ativas, o que representa um crescimento de 30% num espaço de um ano.
“O Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer. O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo. A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo”, disse o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Dados do Sebrae revelam ainda que a região Sudeste é responsável por cerca de 35,8% do total de empresas inovadoras do país.
“O Nordeste emerge com força crescente, respondendo por aproximadamente 24,7% das startups ativas. Em seguida vem a região Sul, que responde com cerca de 20,7%; o Centro-Oeste, com cerca de 9,5%; e o Norte, com 9,2%. Os dados evidenciam o potencial de inovação em todas as regiões do Brasil e revela ainda um ecossistema em busca de maior diversidade: quase um terço (29,8%) das startups ativas na plataforma do Sebrae são lideradas por mulheres, o que sublinha a crescente participação feminina no empreendedorismo de base tecnológica”, salientam os dados do Sebrae.
Face a este contexto a ApexBrasil e o Sebrae procurram dar prioridade a negócios liderados por empreendedoras e empreendedores das regiões Norte, Nordeste e Distrito Federal, bem como oriundas de favelas e comunidades urbanas, na delegação que representa o Brasil na Web Summit.
Das 340 startups e empresas que representam o Brasil no evento 256 foram selecionadas pela ApexBrasil e o Sebrae (151 pela ApexBrasil, sendo 108 expondo em stands da Web Summit e 43 expondo no pavilhão brasileiro com seus ambientes de inovação; e 105 pelo Sebrae através das suas unidades estaduais; além de outras 84 com apoio de instituições parceiras”, quando no ano passado a ApexBrasil e o Sebrae selecionaram 226 startups.
“A Apex vai mostrar este potencial transformador do Brasil, onde todas as regiões do país são um celeiro de inovação. Participar de um evento como o Web Summit Lisboa é uma oportunidade transformadora para todas as startups brasileiras – estejam elas no início da jornada ou já trilhando caminhos mais consolidados”, disse a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso.
A delegação brasileita está representada em mais de 30 setores, salientando-se as áreas da saúde (HealthTech), educação (EdTech), finanças (FinTech), marketing (MarTech), avanços científicos (DeepTech), agronegócio (Agritech), entre outras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com