A inflação anual no Brasil ultrapassou os 5% pela primeira vez nos últimos quatro anos em fevereiro, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O índice de preços no consumidor regista 5,20% de variação homóloga em fevereiro, um resultado para o qual contribuiu o aumento mensal de 0,86% registado naquele mês. Este resultado fica acima das expectativas dos analistas, que apontavam para 5,06%, de acordo com o levantamento feito pela Reuters.
É o valor mais elevado do indicador desde janeiro de 2017 e levanta mais preocupações quanto a um possível cenário de estagflação na maior economia da América do Sul, dada a lenta recuperação do choque negativo que constituiu a chegada da Covid-19. O Brasil é dos países mais atingidos no mundo pela pandemia, registando já 270 mil óbitos resultantes de mais de 11 milhões de casos confirmados de infeção.
É também o valor mensal mais alto desde 2016 e que fica acima das previsões de 0,72% apontadas pela Reuters. Em janeiro, a variação de preços na economia brasileira havia sido de 0,27%.
Os números são divulgados menos de uma semana antes da decisão relativa às taxas de juro pelo Banco Central do Brasil, que deverá decretar a primeira subida na taxa de referência desde 2015. O regulador anunciará a sua deliberação na próxima quarta-feira, dia 17.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com