[weglot_switcher]

Brexit. Chefe da diplomacia britânica acredita que negociações com UE estão numa “posição razoável”

O chefe da diplomacia britânica acredita que as negociações com a delegação da União Europeia, liderada por Michael Barnier, vão entrar na “última semana talvez”, sem referir qual o prazo final para que Reino Unido e UE fechem um acordo para o pós-Brexit.
29 Novembro 2020, 11h32

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, assegurou este domingo que as negociações com a União Europeia para alcançar um acordo comercial entre britânicos e Bruxelas estão numa “posição razoável”, havendo avanços em questões de concorrência”. Contudo, em questões relacionadas com as pescas subsistem diferenças significativas.

“Acho que estamos numa posição razoável, há um acordo que está a ser feito”, disse Raab à Sky News.

“Se realmente observar quais são as questões pendentes, está, com certeza, o campo de jogo nivelado, ou regras de concorrência, mas há a sensação de que se estão a fazer progressos na direção a um maior respeito pela posição britânica”, acrescentou o governante.

O chefe da diplomacia britânica referiu, ainda, que as negociações com a delegação comunitária, liderada por Michael Barnier, vão entrar na “última semana talvez”, sem referir qual o prazo final para que Reino Unido e UE cheguem a acordo.

As negociações do pós-Brexit foram retomadas presencialmente no sábado, em Londres, após a sua suspensão dos encontros das delegações a 19 de novembro, devido a um caso de Covid-19 na equipa de Barnier. Contudo, as negociações continuaram de forma virtual.

Antes de se deslocar a Londres, ainda sexta-feira, Michel Barnier, que é o negociador chefe da União Europeia para o Brexit, informou os Estados-membros e o Parlamento Europeu acerca do estado das negociações, realçando, no entanto, na rede social Twitter, que “persistem as mesmas divergências significativas”.

Também sexta-feira, o negociador chefe britânico para o ‘Brexit’, David Frost, admitiu que poderá ser já “tarde” para um acordo, sublinhando, porém, que é “possível” alcançá-lo até ao fim do ano.

O Reino Unido saiu da União Europeia no dia 31 de janeiro de 2020, beneficiando de um período de transição até ao final do ano. Durante este período, os britânicos continuam a ter acesso ao mercado único e à união aduaneira do bloco europeu.

Paralelamente, o Reino Unido tem negociado co Bruxelas um acordo comercial bilateral. Os dois lados estão em contrarrelógio para concluir, até final do ano, esse acordo, que deveria entrar em vigor em 2021, quando terminar o período de transição. O objetivo do acordo é continuar a dar acesso aos britânicos a determinadas vantagens da União Europeia, no pós-Brexit.

Caso o acordo não fique fechado antes de 2021, os dois blocos passarão a negociar com base nas regulamentações genéricas da Organização Mundial do Comércio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.