Brexit gera impasse. Barnier não quer avançar com segunda fase das negociações

Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia para o Brexit, afirma não estar “em condições” de propor ao Conselho Europeu avançar com a segunda fase das negociações para a saída do Reuino Unido da União Europeia.

© European Union, 2017 / Source: EC – Audiovisual Service

No final da ronda de conversações para o Brexit que teve lugar esta quinta-feira na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, Michel Barnier, que lidera a equipa europeia de negociação nesta temática, referiu que não irá recomendar aos chefes de Estado e de Governo do 27 que iniciem a segunda fase de negociações, que se centrarão na relação com o Reino Unido após a saída da União Europeia, perante a falta de avanços na primeira fase das negociações.

“Não estou em condições, dado o estado atual das coisas, de propor ao Conselho Europeu que abra as discussões sobre a futura relação na próxima semana”, afirmou o político francês, citado pela agência noticiosa espanhola EFE, durante a conferência de imprensa que marcou o final da quinta ronda negocial do Brexit.

Recorde-se que muitos temas importantes ainda não estão fechados, merecendo especial destaque a temática da segurança dos europeus que trabalham no Reino Unido, uma questão que se vem arrastando e não parece ter fim à vista.

Relacionadas
“A Europa é o grande vencedor do Brexit”, afirma ministra alemã
Depois de muito se ter especulado sobre os efeitos negativos do Brexit, que poderia iniciar um processo de rutura do projeto europeu, o Governo alemão acredita agora que a saída do Reino Unido da União Europeia trará grandes progressos para a economia do bloco comunitário.
Dinamarca cobiça trabalhadores estrangeiros do Reino Unido
A incerteza do Brexit quanto ao futuro dos trabalhadores da UE naquele país motivou a Dinamarca a agir. A Confederação da Indústria Dinamarquesa diz que estes trabalhadores devem procurar emprego na Dinamarca, o que ajudaria a colmatar a crise laboral que o país atravessa.
“Arrependimento” de Theresa May em relação ao Brexit coloca em causa a sua liderança
Os defensores do Brexit acreditam que há uma grande conspiração para acabar com as negociações, que permanecem presas em questões como os direitos dos cidadãos britânicos, a fatura do divórcio e a fronteira com a Irlanda.
Reino Unido pondera acordo com NAFTA se o acordo para o pós-Brexit falhar
Reino Unido estuda alternativas num cenário de ‘não-acordo’ com a União Europeia no pós-Brexit. NAFTA poderá ser uma opção.
Citigroup de olhos postos no Luxemburgo para evitar impacto de um ‘hard Brexit’
Embora não avance quantos postos de trabalho serão deslocados ou quantos serão criados no país, fonte do banco garante que o Citigroup está comprometido em “continuar a atender os seus clientes sem qualquer tipo de interrupção”.
Como evitar riscos do ‘Hard Brexit’? Reino Unido pondera colocar mais dinheiro em circulação
O ministro do Tesouro britânico, Philip Hammond, considera que é fundamental ter um plano B para a saída da União Europeia, sobretudo agora que as negociações estão presas nos temas em que o bloco europeu considera prioritários.
Recomendadas
Irlanda cobra impostos à Apple que estão sob disputa jurídica
Embora tenha recorrido da decisão da União Europeia quanto à obrigação de cobrar esses impostos, o Governo da Irlanda já cobrou 13,1 mil milhões euros à Apple, mais 1,2 mil milhões em juros.
O que querem os empresários no OE2019? Revisão do IRS e IRC mas também estabilidade fiscal
Survey da consultora EY identifica estabilidade e simplificação do sistema fiscal como das principais preocupações das empresas. Alterações no regime do IRC e IRS são também identificadas como medidas que esperam ver no Orçamento do Estado.
Esta é a nova garrafa ecológica que ‘promete’ um consumo mais sustentável de água
Foi anunciado hoje o lançamento da nova garrafa ecológica e o seu serviço de reabastecimento self service.
Comentários