“Desde que o Reino Unido votou pela saída da União Europeia, Portugal perdeu oportunidades de exportação na ordem dos dois mil milhões de euros”, garante Georges Dib, economista e acionista da COSEC. Sabe-se que no conjunto das economias de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha, o Brexit já custou 138 mil milhões de euros.
Ainda assim, Portugal é dos países europeus que foi menos impactados. “No caso da Alemanha, por exemplo, esse valor foi de 50 mil milhões de euros. Em Espanha foi de 7,8 mil milhões de euros”, continuou o economista.
Num evento sobre o comércio internacional, no Porto, Georges Dib disse que uma saída sem acordo pode provocar uma quebra de 7,3% nas exportações portuguesas para o Reino Unido, no presente ano. Esta diminuição de exportações iria equivaler a uma perda de 270 milhões de euros, que são aproximadamente 0,4% do PIB.
“Os setores mais afetados serão a indústria automóvel e de maquinaria e equipamentos. Entre o médio e o longo prazo, as estimativas disponíveis apontam para que a quebra nas exportações para o Reino Unido sejam de entre 15 e 26%”, acrescenta o economista. Portugal representa 7% das exportações do Reino Unido. Antecedem apenas três países: Espanha (26%), França (13%), Alemanha (12%).
O economista sublinhou que o Brexit pode causar um impacto enorme no turismo, que vale perto de 15% do PIB português. Segundo Dib, “22% dos passageiros que entram nos aeroportos portugueses são britânicos”, mas este valor pode ser afetado caso se comecem a requerer vistos de turismo a estes cidadãos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com