[weglot_switcher]

Brexit sem acordo é mais provável com Boris Johnson em Downing Street, alertam analistas

Analistas acreditam que Jeremy Hunt, ministro dos Negócios Estrangeiros e que é a favor de um Brexit com acordo, tem poucas hipóteses de vencer Boris Johnson nas eleições internas do Partido Conservador para a substituição de Theresa May.
24 Junho 2019, 17h05

Os analistas do Société Générale atualizaram os seus pontos de vista sobre as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e apontam como cenário mais provável um Brexit sem acordo, segundo revela o jornal “Expansión” esta segunda-feira.

Brian Hilliard, economista do banco francês em Londres, vê na chegada de Boris Johnson a Downing Street para substituir Theresa May, como um aumentar das probabilidades de uma saída “caótica” da UE com uma percentagem de 43%.

Em relação aos outros cenários, a entidade bancária dá 37% para um Brexit com acordo, e 20% para uma inversão total de todo o processo, com o Reino Unido a permanecer na União Europeia. Um cenário que pode acontecer caso o Parlamento trave as intenções de Boris Johnson e force um novo referendo, ou se uma coligação dos deputados trabalhistas e liberais chegarem ao poder com o lançamento de um outro referendo.

Os analistas acreditam que Jeremy Hunt, ministro dos Negócios Estrangeiros e que é a favor de um Brexit com acordo, tem poucas hipóteses de vencer Boris Johnson nas eleições internas do Partido Conservador para a substituição de Theresa May. “A posição do primeiro-ministro parece garantida para Boris Johnson, desde que este evite escândalos nas próximas semanas”, refere Brian Hilliard.

Em outras empresas as previsões são menos pessimistas. O JPMorgan concede 25% de probabilidades de um Brexit sem acordo. Segundo Constantine Fraser, da TS Lombard, “um Brexit sem acordo ainda é muito improvável”.

Na opinião deste analista o cenário mais provavél é de que haverá uma eleição ou referendo no inverno para romper o bloqueio existente se não houver acordo para deixar a União Europeia a 31 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.