As palavras sobem de tom. Depois de Michel Barnier – o homem responsável pelas negociações do Brexit do lado da União Europeia – ter acusado o Reino Unido de “nostalgia” nas negociações, em vez de adotar uma postura realista, chega o contra-ataque.
O ministro do Comércio, Liam Fox, acusou esta sexta-feira, a União Europeia de estar a “chantagear” o Reino Unido: “Não podemos ser chantageados a pagar um preço, à cabeça”, disse em declarações no Japão, onde está com a primeira-ministra Theresa May, para tentar delinear um acordo comercial pós-Brexit.
Com estas palavras, o ministro britânico do Comércio, mostra bem que a posição do Reino Unido é a de que, primeiro devem terminar as negociações, e só depois a fatura do divórcio: “pensamos que devemos começar as discussões sobre o acordo final, porque isso é bom para as empresas, e para a prosperidade de ambos, quer dos britânicos, quer dos europeus”.
A União Europeia está a exigir ao Reino Unido um pagamento, que deve rondar os 60 mil milhões de euros, que o país tem de pagar para abandonar o bloco. A terceira ronda de negociações terminou esta semana sem avanços. Aquilo que Michel Barnier resumiu em duas palavras: “nada aconteceu”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com