Fundada em 1902, a British American Tobacco (BAT) esteve associada, ao longo de quase toda a sua história, ao mercado de produtos de combustão. Nos últimos anos, tem-se dedicado ao desenvolvimento de produtos diversificados, sem combustão de tabaco, que visam reduzir o impacto do negócio na saúde e no ambiente, acompanhando as tendências de consumo. A empresa tem vindo a aperfeiçoar o seu objetivo de lutar por Um Amanhã Melhor, com a visão renovada de “Construir um Mundo Sem Fumo” e a missão de “Mudar Para Melhor” – sem reservas em assumir um caminho novo e diferente.
Um caminho que tem na ciência e inovação um pilar fundamental. A BAT está sempre a inovar, a experimentar e a apresentar novas soluções e é por isso que a sua Investigação e Desenvolvimento é tão importante para o negócio – todos os anos, são investidos cerca de 400 milhões de euros em Novas Categorias. A empresa opera num vasto espetro de campos científicos, incluindo a biologia molecular, a toxicologia e a química, e todos os seus produtos obedecem a normas de qualidade rigorosas, sendo submetidos a milhares de horas de testes antes de chegarem ao consumidor.
Propósito e estratégia
A transformação da British American Tobacco é guiada por três pilares fundamentais: crescimento de qualidade, futuro sustentável e negócio dinâmico. Os princípios sustentam a ambição da empresa, que pretende reduzir o impacto do seu negócio na saúde dos consumidores e apostar em alternativas que possam substituir verdadeiramente o consumo de cigarros.
A empresa definiu metas claras para esta transição. Um dos objetivos principais é alcançar 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030 – com metade das receitas, até 2035, a serem provenientes dessas categorias.
Segundo o relatório anual da Organização Mundial de Saúde, há atualmente 1,25 mil milhões de fumadores adultos em todo o mundo. Os novos produtos sem combustão, que surgem como substitutos dos cigarros tradicionais, constituem uma alternativa com potencial de risco reduzido para fumadores adultos[1].
Reação do mercado
O desempenho das novas categorias de produtos tem sido impressionante. Atualmente, a British American Tobacco conta com 26,4 milhões de consumidores de produtos sem combustão e as receitas destes produtos representam 17,9% do total das receitas do grupo.
As Novas Categorias têm desempenhado um papel crucial no crescimento global da empresa. Em 2024, as receitas anuais destas categorias já ultrapassavam 3,3 mil milhões de libras (3,95 mil milhões de euros), com um crescimento superior a 7%, demonstrando a capacidade efetiva de adaptação da multinacional de origem inglesa às novas exigências dos consumidores e da sociedade.
Inovação e ciência
A operar numa área de negócio sujeita a constantes mudanças, a própria British American Tobacco tem impulsionado investigações científicas que estudam os seus novos produtos – e tem-nas submetido a revisões feitas por especialistas. O objetivo é garantir que as conclusões são transparentes, independentemente dos resultados, que, em todo o caso, são tornados públicos.
Internamente, a empresa também utiliza uma ampla gama de técnicas analíticas e de tecnologia de laboratório especializada para testar os seus produtos. A BAT conta com mais de 600 cientistas e engenheiros, e cerca de 40 toxicologistas, que trabalham em conjunto para garantir que a empresa permanece na vanguarda da indústria de produtos de nicotina. A infraestrutura de investigação e inovação permite adaptar os produtos e responder às rápidas mudanças nas preferências dos consumidores.
A abordagem da BAT pretende proporcionar Um Amanhã Melhor para os seus consumidores e para a sociedade, através da construção de Um Mundo Sem Fumo, e para os seus colaboradores, ao criar um local de trabalho dinâmico, respeitador e com objetivos definidos.
Visão de futuro
À medida que o conhecimento sobre os riscos para a saúde associados ao consumo de tabaco cresce, muitos são os consumidores que procuram alternativas. Nesse sentido, a transformação da British American Tobacco passa, não apenas por inovar tecnológica e cientificamente, mas também por compreender as mudanças nas expectativas dos consumidores e da sociedade em geral.
Ciente de que os consumidores atuais são mais exigentes e informados, a estratégia da BAT passa por desenvolver produtos que atendam às suas necessidades, bem como por fortalecer a confiança atribuída à empresa, através do rigor e da transparência.
Não só na sustentabilidade social atua a BAT, mas também do ponto de vista da ecologia. De acordo com o último relatório anual e de sustentabilidade da empresa, referente a 2023, a BAT tem tido como prioridade a liderança responsável nas Novas Categorias e a adoção de práticas empresariais mais sustentáveis, como operar com 50% de energia renovável até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica nesse mesmo ano.
Com metas ambiciosas e um compromisso contínuo com a qualidade e a segurança, a British American Tobacco está posicionada de forma a poder liderar a transformação de um setor mais tradicional para um setor baseado na inovação e na ciência. A missão de Mudar Para Melhor está em curso.
Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração da BAT.
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