[weglot_switcher]

Broa de milho portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo para a CNN

No artigo, a broa de milho é descrita como um pão saudável, peneirado, amassado numa calha de madeira e tradicional do norte de Portugal.
18 Outubro 2019, 10h50

Continua a ser raro, mas não inédito. Volta e meia, Portugal assume o protagonismo entre as maiores estrelas do mundo sendo que desta vez é a clássica broa de milho que está debaixo dos holofotes.

Para assinalar o Dia Nacional do Pão, a CNN elegeu os 50 melhores pães do mundo. E Portugal consta da lista, com a distinção da broa de milho entre os “mais maravilhosos” – um alimento “saudável” e “tradicional” da região norte, diz o texto.

Na descrição que faz da broa portuguesa, explica-se que o milho e o trigo são moídos em pedra, peneirados e amassados num recipiente de madeira. Mais: que os pães são assados em fornos a lenha e que a farinha se expande sobre as fendas profundas do pão.

“Quando os pães são cozidos em forno de lenha, um arquipélago de estilhaços de farinha expande-se sobre as ranhuras profundas. Os fornos são selados com massa de pão, que atua como um temporizador natural do forno”, escreve Jen Rose Smith, quando se refere ao processo de cozedura da broa de milho.

“Os próprios fornos são selados com massa de pão”, que funciona como um temporizador natural e indica quando a broa está pronta para ser servida – ou seja, quando a massa fica com uma coloração castanha e tostada.

Numa explicação histórica, o top 50 dos melhores pães do mundo elaborado pela CNN refere ainda que os europeus nunca tinham provado milho até chegarem às Américas, mas que depois disso seria adotado fervorosamente nas regiões norte de Portugal onde as condições dos solos são pouco adequadas ao cultivo do trigo.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/otima-comida-vinho-paisagens-revista-forbes-recomenda-visita-ao-porto-e-ao-douro-em-2020-502815

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.