[weglot_switcher]

Bruxelas aprova compra da tecnológica Juniper pela Hewlett Packard Enterprise por 14 mil milhões

A Comissão Europeia deu o aval a esta transação ao abrigo do Regulamento das Fusões da União Europeia, porque concluiu que, caso avance nos termos em que foi notificada, não suscita problemas de concorrência no Espaço Económico Europeu.
1 Agosto 2024, 13h22

A União Europeia (UE) deu esta quinta-feira ‘luz verde’ ao negócio milionário entre duas empresas de Tecnologias da Informação (TI) norte-americanas. A Comissão Europeia aprovou a proposta de aquisição da Juniper Networks pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) por 14 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros).

Bruxelas deu o aval a esta transação ao abrigo do Regulamento das Fusões da União Europeia, porque concluiu que, caso avance nos termos em que foi notificada, não suscita problemas de concorrência no Espaço Económico Europeu (EEE).

O acordo entre a empresa de Sunnyvale (Califórnia) e a de Spring (Texas) foi divulgado em janeiro e indicava que a transação seria em all-cash por 40 dólares por ação. Em termos quantitativos, o novo segmento de rede aumentará a receita da HPE registada no ano fiscal de 2023 de cerca de 18% para aproximadamente 31% e contribuirá com mais de metade (56%) da receita operacional.

A fusão entre a HPE, que fornece infraestruturas de TI e software na cloud, e a Juniper, que vende soluções de rede e infraestrutura de segurança, “promove a mudança no mix do portefólio da HPE para soluções de maior crescimento e fortalece o seu negócio de redes de margens elevadas, acelerando a estratégia de crescimento sustentável e rentável da HPE”.

“Espera-se que a transação seja um acréscimo ao lucro por ação (EPS) não-GAAP [Generally Accepted Accounting Principles ou pró-forma] e ao free cash flow no primeiro ano após a conclusão”, informou a HPE, no início de 2024, em comunicado online.

Mais tarde, a Comissão Europeia iniciou uma investigação sobre o impacto da aquisição da Juniper nos seguintes mercados: mercado mundial do fornecimento de equipamento de rede local sem fios (WLAN), mercado mundial de fornecimento de pontos de acesso sem fios (WAP), mercado do EEE para o fornecimento de dispositivos de interconexão (switches) para redes de campus Ethernet e mercado mundial de fornecimento de switches para centros de dados (data centers).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.