A Comissão Europeia aprovou a atribuição de 813 milhões de euros em fundos europeus para o troço de Alta Velocidade que vai ligar Porto a Lisboa. Estes fundos fazem parte do Mecanismo Interligar a Europa e dizem respeito ao segmento de Oiã a Soure.
Ao atribuir um montante ligeiramente superior a 813 milhões de euros, Bruxelas indica que o “projeto diz respeito à construção da primeira fase de uma nova linha ferroviária da Alta Velocidade entre Lisboa e Porto, com 142km de extensão em obras ferroviárias e 51km de novas ligações de via única”.
“O principal benefício do projeto será uma futura ligação ferroviária entre Portugal e Espanha, promovendo a transferência modal do rodoviário e aéreo para ferroviário, contribuindo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e para melhorar a qualidade e interoperabilidade da rede”, sustenta a Comissão.
Este apoio no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa faz parte do Green Deal, em que a Comissão pretende a descarbonização de vários sectores de atividade, com o objetivo de reduzir severamente a emissão de gases. Bruxelas aprovou financiamento total de sete mil milhões de euros para os projetos.
Assim, o executivo comunitário anunciou a ligação ferroviária em Portugal como um dos 134 projetos escolhidos para receber subvenções europeias. A Infraestruturas de Portugal já tinha indicado que a linha de Alta Velocidade terá uma extensão de 290km, de via dupla bitola ibérica, de forma a assegurar uma ligação Porto-Lisboa em uma hora de 15 minutos.
Prazo de conclusão para o projeto e toda a ligação ferroviária a Madrid está previsto para 2030.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, revelou durante o debate do Estado da Nação que o Conselho de Ministros aprovou o lançamento do concurso público para a construção do segundo troço da linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, que deverá ligar Oiã (Aveiro) a Soure (Coimbra). Montenegro sublinhou o lançamento da segunda parceria público-privada da ligação, sendo esta “uma prioridade assumida pelo Governo”.
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