[weglot_switcher]

Bruxelas avalia Portugal com abrandamento a preocupar

Comissão Europeia divulga esta semana as conclusões da 10ª visita pós-programa, soube o Jornal Económico. Eurogrupo também debate situação portuguesa.
8 Outubro 2019, 07h47

A Comissão Europeia divulga esta semana as conclusões da 10.ª missão pós-programa de assistência económica, soube o Jornal Económico. A capacidade de resistência da economia nacional face à desaceleração económica na Europa é um dos pontos a abordar na avaliação, já que o abrandamento da zona euro intensificou-se desde a visita dos técnicos de Bruxelas, em junho.

Com a divulgação do relatório, a reunião do Eurogrupo marcada para quarta-feira também irá debater a situação portuguesa. A agenda do encontro confirma que o relatório da 10.ª avaliação será discutido.

Embora a Comissão deva insistir novamente na necessidade de uma consolidação orçamental estrutural, como o Governo está perto de atingir ou mesmo superar a meta de 0,2% do défice não deverá haver reparos de maior na frente orçamental. Mas os potenciais impactos do abrandamento económico europeu serão alvo da análise, dada a deterioração do ambiente externo do país. No final da visita de junho, o breve comunicado da missão já revelava que essa era já uma das preocupações dos técnicos da Comissão.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.