[weglot_switcher]

Bruxelas elege programa português como caso de sucesso na inclusão digital

Apps for Good Portugal foi destacado pela Comissão Europeia no relatório “Inspirational practices for tomorrow’s inclusive digital world”.
23 Maio 2019, 10h15

O Apps for Good Portugal, um programa educativo tecnológico no qual os jovens criam aplicações para resolver problemas da sociedade, foi esta semana considerado um caso de sucesso de inclusão digital pela Comissão Europeia.

Bruxelas destaca a transformação que tem implementado no ensino e na aprendizagem das capacidades digitais, o relatório ‘Inspirational practices for tomorrow’s inclusive digital world’. A instituição europeia apresenta o contributo da Plataforma Transnacional da Rede Temática do Fundo Social Europeu na aprendizagem e capacidades para as políticas desenvolvidas na União Europeia e no contexto nacional.

O Apps for Good surge, no mesmo documento, como “um caso de sucesso e um exemplo que deve ser seguido e do qual outras instituições podem aprender para desenvolverem soluções inovadoras para enfrentar os desafios da digitalização”.

De acordo com a Comissão Europeia, o programa educativo da organização não governamental CDI ilustra “o desenvolvimento exponencial de novas plataformas e métodos de treino e aprendizagem oferecidos por agentes externos à educação convencional. Novas formas de parceria entre agentes escolares, e entre agentes públicos e privados, estão a rejuvenescer currículos, a experimentar novas ligações entre disciplinas e já a demonstrar um impacto positivo na empregabilidade”.

Salientando que o Apps for Good “altera o paradigma pedagógico estabelecido”, a Comissão Europeia acrescenta que o programa educativo está a ajudar a “criar uma nova geração de ‘fabricantes digitais” e “a reduzir a diferença entre as necessidades do mercado laboral e as capacidades dos alunos”.

“É uma grande honra e um orgulho enorme constatar que a Comissão Europeia vê no Apps for Good um exemplo internacional a ser seguido no que diz respeito à inclusão digital e na importância que tem na promoção e desenvolvimento da capacidade criativa dos jovens, utilizando a tecnologia para resolver problemas e causas sociais”, afirmou João Baracho, diretor executivo da CDI Portugal, em comunicado.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.