[weglot_switcher]

Bruxelas escolhe 240 jovens portugueses para fazerem interrail de graça

Em toda a União Europeia foram atribuídos 14 mil passes de viagens a jovens para viajarem de comboio sem pagar durante 30 dias pela Europa.
14 Janeiro 2019, 12h15

O novo programa de viagens europeu #DiscoverEU atribuiu aos jovens portugueses 240 passes para viajar até 30 dias pelos países da União Europeia. Entre os mais de 80 mil candidatos, de todos os países da União Europeia, os fundadores da iniciativa seleccionaram 14,536 jovens para viajar até entre 14 de abril e 31 de outubro de 2019. Este iniciativa tem como objeitvo fomentar a experiência de uma viagem informal, simples e acessível destinada a jovens ou pequenos grupos de jovens.

Tibor Navracsics, o comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, manifestou o seu agrado: “É fantástico ver tantos jovens europeus a usar o passe DiscoverEU para ir à descoberta do seu continente. No total, foram quase 180 000 os jovens de toda a Europa que manifestaram o seu interesse nas duas fases de candidatura em 2018; graças a esta iniciativa, até à data, teremos dado a cerca de 30 000 jovens a possibilidade de explorar as culturas e tradições europeias e de estabelecer contactos com outros viajantes, bem como com as comunidades que visitam”, disse. ”É gratificante ver como os jovens estão a descobrir a Europa através de um périplo pessoal”, admitiu num comunicado da Comissão Europeia divulgado esta segunda-feira.

Os vencedores da segunda fase de candidatura serão agora contactados para que possam reservar as suas viagens. Poderão viajar, sozinhos ou em grupos de, no máximo, cinco pessoas. Na sua maioria, irão viajar de comboio, já que só poderão usar outros meios de transporte alternativos em casos excecionais.

Para além do passe de viagem, os jovens receberão orientações antes da partida e poderão estabelecer contacto com os outros participantes através das redes sociais. Serão também informados sobre as oportunidades especiais postas à sua disposição, por exemplo, bilhetes de entrada em museus ou locais de interesse cultural a preços reduzidos, ou a participação em atividades de aprendizagem ou eventos de boas-vindas organizados pelos residentes das cidades que irão visitar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.