A União Europeia vai investir mais de 1,1 mil milhões de euros em sete projetos inovadores de grande envergadura no âmbito do Fundo de Inovação.
De acordo com o comunicado divulgado esta terça-feira, as subvenções vão apoiar projetos destinados a introduzir “tecnologias de ponta” no mercado das indústrias com utilização intensiva de energia, do hidrogénio, da captura, utilização e armazenamento de carbono e das energias renováveis. Os projetos estão localizados na Bélgica, Itália, Finlândia, França, Países Baixos, Noruega, Espanha e Suécia.
Os sete projetos foram selecionados para financiamento no âmbito da primeira convocatória do Fundo de Inovação para projetos de grande escala, ou seja, projetos com custos de capital totais superiores a 7,5 milhões de euros, explica a nota de Bruxelas.
As iniciativas foram avaliadas por especialistas independentes pela sua capacidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com as tecnologias convencionais e de inovar além do estado da arte, ao mesmo tempo que estão suficientemente desenvolvimentos para permitir que a sua instalação seja rápida. Outros critérios de seleção incluíram o potencial dos projetos para escalabilidade e eficácia de custo.
Na nota divulgada, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia afirma que “a inovação é crucial para fornecer as soluções de que precisamos nesta década para manter” a temperatura global nos 1,5 grau Celsius e respeitar os compromissos do Acordo de Paris.
Frans Timmermans acrescenta que “a decisão de hoje dá apoio concreto a projetos de tecnologia limpa em toda a Europa e permite-lhes expandir tecnologias revolucionárias que apoiam e aceleram a transição para a neutralidade climática”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com