[weglot_switcher]

Bruxelas tem 15 dias para se pronunciar sobre compra do MotoGP por dona da F1

Aquisição de 86% da dona do MotoGP pela Liberty Media vai continuar a estar sob o escrutínio europeu nos próximos dias.
MotoGP
7 Janeiro 2025, 10h52

A Comissão Europeia tem 15 dias para apresentar observações ao projeto que a norte-americana Liberty Media, dona da Fórmula 1 (F1), tem para a espanhola Dorna Sports, depois do anúncio de aquisição de 86% da então responsável pelo MotoGP.

A aquisição da maioria do capital da Dorna aconteceu em abril, com a Liberty Media a pagar 3,5 mil milhões de euros. A Liberty Media tem estado à espera da aprovação da concorrência e de Bruxelas, de forma a oficializar a compra.

De acordo com o espanhol “Cinco Días”, a Comissão Europeia convidou “interessados a remeterem as suas observações sobre o projeto de concentração”, isto depois de ter aberto uma investigação profunda ao acordo de compra em dezembro passado.

Foi quase no fim do ano, oito meses depois da compra ser revelada, Bruxelas indicou que a compra comunicada ao Executivo comunitário “levantava dúvidas sérias quanto à compatibilidade com o mercado interno”. Nesta altura, a dona da F1 revelar que iria trabalhar com a Comissão durante a investigação e concordou em prolongar a data de aquisição até 30 de junho de 2025, de forma a facilitar a investigação do bloco comunitário.

Lembrar que, em 2006, a CVC Capital Partners, então proprietária do MotoGP, tentou comprar a F1, o que permitiria juntar as duas rainhas do motociclismo e automobilismo, mas a concorrência europeia travou o negócio.

Ainda assim, a espanhola Dorna Sports conseguiu, um mês antes do acordo de venda à Liberty Media, a exploração dos direitos do campeonato mundial de motociclismo até 2060. A Dorna pagou 30 milhões de euros à Federação Internacional de Motociclismo (FIM) para “alargar a exploração dos direitos do Campeonato do Mundo de Motociclismo”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.