[weglot_switcher]

BYD acelera enquanto Tesla perde fôlego em Portugal

A fabricante chinesa tem conquistado uma fatia crescente do mercado de elétricos em Portugal, ao mesmo tempo que a Tesla mostra sinais de desaceleração.
BYD
A BYD Build Your Future logo during the 101st Brussels Motor Show at Brussels Expo in Brussels, Belgium, 16 January 2025. The event takes place from 10 to 19 January 2025. EPA/OLIVIER MATTHYS
13 Agosto 2025, 07h00

A BYD continua a consolidar a sua posição como uma das líderes globais na indústria de veículos elétricos, mantendo uma trajetória consistente de crescimento em produção, vendas e expansão internacional. Esta dinâmica tem-se refletido também em Portugal, onde a marca chinesa tem vindo a ganhar terreno no mercado automóvel, com um aumento visível na sua presença e interesse por parte dos consumidores. Em contrapartida, a Tesla, que durante anos dominou este setor, enfrenta uma fase de desaceleração, com quedas nas vendas, margens mais pressionadas e desafios competitivos crescentes, inclusive no mercado nacional.

Segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a fabricante chinesa terminou o mês de julho como marca líder mensal nas vendas de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos em Portugal, com um total de 394 unidades matriculadas, o que representa um crescimento de 38,2% face ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a julho, a BYD já comercializou 2.529 unidades, o que representa uma subida de 105,8% face ao período homólogo de 2024.

Já a Tesla, que após ter regressado ao topo da tabela de vendas em junho (com 1.315 unidades), ocupou em julho a quinta posição do ‘ranking’, com 284 veículos, uma queda de 48,5% face a julho do ano passado. No entanto, a Tesla ainda continua a dominar o mercado de carros elétricos em Portugal: de janeiro a julho, matriculou 4.372 unidades, o que representa uma descida de 27,4% face ao mesmo período de 2024.

Nos primeiros seis meses do ano, a nível europeu, houve uma descida nas vendas da Tesla, face ao mesmo período do ano passado. Mas, em julho, existiram também evoluções positivas: na Noruega, houve um aumento de 83% nos novos registos da Tesla, enquanto em Espanha esse aumento foi de 27%.

A nível global, a fabricante chinesa ultrapassou a Tesla em 2024, com vendas recorde na ordem dos 99,29 mil milhões de euros, uma subida de 29% face a 2023. A BYD tem ampliado a sua gama, que já conta com uma dezena de modelos elétricos e híbridos, tanto ligeiros como comerciais. Este crescimento tem sido sustentando por novos modelos como o BYD SEALION 7, o BYD ATTO 2 e o BYD DOLPHIN SURF.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.