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BYD vai construir fábrica na Turquia para escapar às taxas de Bruxelas

Construção de uma nova fábrica, depois do anúncio de novas infraestruturas na Hungria no ano passado, acontece depois de Bruxelas aplicar o agravamento das taxas para a importação de veículos elétricos de marcas chinesas.
FILE PHOTO: A man cleans a BYD e-SEED GT concept EV during the media day for the Shanghai auto show in Shanghai, China April 16, 2019. REUTERS/Aly Song/File Photo
9 Julho 2024, 10h05

A marca de automóveis chinesa BYD vai investir mil milhões de dólares (920 mil milhões de euros) para construir uma fábrica de carros elétricos e híbridos na Turquia, de forma a esquivar-se às taxas que a União Europeia vai aplicar às construtoras chinesas deste tipo de veículos.

O anúncio da construção desta nova fábrica ficou a cargo do ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia. A organização de origem chinesa já tinha revelado, no fim do ano passado, que iria ter um centro de produção automóvel na cidade de Szeged, Hungria. Apesar da promessa de criação de milhares de empregos e impulsionar da economia local, não se sabe qual o ponto de situação da construção desta estrutura.

Fora da Europa, a BYD, que se está a expandir para todo o mundo à boleia da adoção dos veículos elétricos, tinha revelado a construção de instalações na Tailândia e México.

Esta nova fábrica da marca chinesa terá a capacidade para 150 mil veículos, deve criar cinco mil postos de trabalho e a produção deve arrancar no final de 2026. Além disso, o ministro turco referiu à “Reuters” que a BYD vai incorporar um centro de investigação e desenvolvimento de tecnologia nas instalações.

A semana passada, Bruxelas anunciou que vai aplicar uma taxa adicional de importação de 17,4% aos automóveis da BYD, mantendo a taxa de 10% por conta da importação. Esta decisão da Comissão Europeia aconteceu depois de uma investigação, que revelou que os fabricantes de veículos elétricos chineses beneficiam de fortes subsídios à importação dos seus veículos para a Europa, o que coloca em causa as regras da concorrência.

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