A imprensa económica espanhola deu destaque esta sexta-feira ao anúncio do Governo português no sentido de terminar com o programa de captação de investimento estrangeiro, designado de vistos gold, dando ainda destaque a outras medidas que visam “atacar a crise do imobiliário” em Portugal
“O Governo português pôs fim ao regime que desde 2012 concedia visto de residência em troca da compra de imóveis, grandes investimentos ou a criação de postos de trabalho. Este passo segue-se aquele dado pela Irlanda também na mesma semana”, escreve o “El Economista” esta sexta-feira.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira que, no âmbito de medidas para combater a especulação imobiliária, o Governo vai deixar de conceder vistos ‘gold’. “Quantos aos vistos ‘gold’ já concedidos, (…) só haverá lugar à renovação se forem habitação própria e permanente do proprietário e do seu descendente, ou se for colocado o imóvel duradouramente no mercado de arrendamento”, anunciou o primeiro-ministro.
O programa representou um investimento de 6,7 mil milhões de euros ao longo de 11 anos, os quais seis mil milhões de euros (89%) foram canalizados para a compra de bens imobiliários.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com