A CA Seguros está a estudar aumentar a participação acionista na portuguesa RNA – Rede Nacional de Assistência, companhia de prestação de serviços de assistência na área automóvel, viagem e serviços de saúde.
A CA Seguros é hoje uma das principais acionistas da companhia de seguros, com 20%, e a possibilidade de reforçar a posição acionista surge do facto de o presidente e maior acionista com 21%, David Moita, estar vendedor da sua participação.
Contactada a seguradora Não Vida do Grupo Crédito Agrícola, referiu que “a CA Seguros mantém a mesma participação na RNA Seguros”, sem mais detalhes sobre se quer manter a posição de 20% no grupo RNA no futuro. Já David Moita, disse ao JE que “a operação tal como a refere são apenas suposições que não confirmamos”.
A RNA é uma seguradora que tem no seu capital a CA Seguros e tinha a Liberty que, com a aquisição das suas operações pela Generali, transferiu a sua posição para o grupo italiano que em Portugal comprou a Tranquilidade.
O maior acionista quer vender a sua participação, apurou o Jornal Económico junto de fonte próxima do negócio. Os atuais acionistas terão preferência se quiserem comprar, mas a Generali/Tranquilidade não tem intenção de reforçar a sua atual participação, sabe o Económico.
Rumores no mercado indicavam que a Ageas poderia estar interessada na RNA Seguros, o que a companhia liderada por Luís Menezes desmentiu.
Em 2024 a RNA registou um volume de prémios emitidos de 9,9 milhões de euros, mais 38,7% que um ano antes.
A companhia contabilizou receitas em 2024 de quase cinco milhões de euros, 11,73% acima do ano anterior, com ajuda dos serviços de assistência cujas receitas superaram ligeiramente os três milhões de euros.
A área da saúde foi a segunda mais relevante com receitas de 1,08 milhões. O seu negócio está repartido em, aproximadamente, 60% por prestação de assistência, 30% em serviços de saúde e 10% em negócio internacional.
Em 2024 os ativos líquidos não correntes da RNA ascenderam a 20 milhões de euros, crescendo face a 2023.
O EBITDA ascendeu a 3,8 milhões, acima dos cerca de 3,7 milhões um ano antes. Por fim em resultados líquidos a RNA obteve lucros de cerca de 3,3 milhões de euros, ligeiramente acima do ano anterior.
O Grupo RNA distribuiu dividendos aos acionistas no valor 3,2 milhões, no ano passado.
A Generali/Tranquilidade tem 20% do grupo RNA tanto quanto a CA Seguros. Depois José Garcia dos Santos Gabriel tem 14,33%.
Entre os restantes acionistas, cada um com 6,67%, estão Gabriel Salvat e as empresas Solidneutron e ADE – Serviços Dentários. Por fim a Spidersoft tem 4,67%.
Os números do grupo RNA de 2024 dão uma ideia do quão atrativa para investimento é a companhia. A RNA tem como clientes seguradoras e outros grandes institucionais.
O Grupo RNA detém, para além de 100% da RNA Seguros; 90% da Ibero RNA; 14,23% da ASYB – Rede de Assistência Integral, empresa espanhola que presta serviços a 60 seguradoras; e 2% da International Assistance Group, uma rede mundial de assistência com sede em Paris.
A CA Seguros tem mais de 450 mil clientes através de mais de 820 mil apólices, Os resultados líquidos em 2024 ascenderam a cerca de 8,5 milhões de euros, acima dos 7,9 milhões em 2023.
Em 2024 cresceram 11% em produção nova e 9% na carteira de apólices renováveis, ultrapassando as 828 mil apólices em vigor, com prémios anuais de 172 milhões de euros, segundo o relatório e contas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com