[weglot_switcher]

Cabo Verde acolhe Jornadas da Língua Portuguesa em novembro

O evento, um espaço de reflexão e de divulgação do conhecimento em torno do ensino da Língua Portuguesa, é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
23 Junho 2020, 21h50

Cabo Verde acolhe, entre os dias 2 a 6 de novembro deste ano, as II Jornadas da Língua Portuguesa, um espaço de reflexão e de divulgação do conhecimento em torno do ensino da Língua Portuguesa.

Em comunicado, a organização do evento adianta que irá realizar-se na cidade do Mindelo e que no decorrer do encontro haverá lugar à apresentação de comunicações que deem conta de investigação realizada, de estratégias levadas à prática e de projetos desenvolvidos no quadro do tema geral “Práticas de Escrita/Percursos didáticos e literários”.

Num ambiente escolar e universitário com cultura de investigação, experimentação e inovação, as II Jornadas da Língua Portuguesa, de acordo com a nota, surgem como um momento de encontro e de reflexão colaborativa, conciliando abordagens teóricas e práticas pluridisciplinares com a complexidade da produção escrita.

Pretendem, deste modo, com o evento, articular uma abordagem reflexiva de partilha de experiências e práticas pedagógicas, de discussão e adoção de hipóteses de trabalho, estratégias, procedimentos e recursos didáticos, com práticas de mediação literária, oficinas de escrita criativa, encontros com escritores e editores.

O evento conta com a participação de professores, investigadores, formadores, dinamizadores, editores e escritores que irão apresentar propostas de comunicação, que se enquadrem nos temas sobre as práticas de escrita em contexto escolar e/ou académico, práticas de escrita em ambiente digital, práticas de escrita em diálogo interdisciplinar e práticas de escrita e representações culturais.

O modelo de apresentação estabelecido, segundo o comunicado, é apresentação individual de artigo, adiantando que será realizada oficina de criação e apresentação de conteúdos pedagógicos. O programa contempla conferências e painéis com debates, apresentação de comunicações, momentos práticos de reflexão e partilha em oficinas de formação.

Os resumos das propostas de trabalhos a apresentar nas II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo devem ser enviados até ao dia 5 de setembro de 2020 para o e-mail clp.mindelo@gmail.com.

As II Jornadas da Língua Portuguesa são organizadas pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e a delegação do Ministério de Educação de São Vicente, e são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.