Cabo Verde acolhe Jornadas da Língua Portuguesa em novembro

O evento, um espaço de reflexão e de divulgação do conhecimento em torno do ensino da Língua Portuguesa, é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Cabo Verde acolhe, entre os dias 2 a 6 de novembro deste ano, as II Jornadas da Língua Portuguesa, um espaço de reflexão e de divulgação do conhecimento em torno do ensino da Língua Portuguesa.

Em comunicado, a organização do evento adianta que irá realizar-se na cidade do Mindelo e que no decorrer do encontro haverá lugar à apresentação de comunicações que deem conta de investigação realizada, de estratégias levadas à prática e de projetos desenvolvidos no quadro do tema geral “Práticas de Escrita/Percursos didáticos e literários”.

Num ambiente escolar e universitário com cultura de investigação, experimentação e inovação, as II Jornadas da Língua Portuguesa, de acordo com a nota, surgem como um momento de encontro e de reflexão colaborativa, conciliando abordagens teóricas e práticas pluridisciplinares com a complexidade da produção escrita.

Pretendem, deste modo, com o evento, articular uma abordagem reflexiva de partilha de experiências e práticas pedagógicas, de discussão e adoção de hipóteses de trabalho, estratégias, procedimentos e recursos didáticos, com práticas de mediação literária, oficinas de escrita criativa, encontros com escritores e editores.

O evento conta com a participação de professores, investigadores, formadores, dinamizadores, editores e escritores que irão apresentar propostas de comunicação, que se enquadrem nos temas sobre as práticas de escrita em contexto escolar e/ou académico, práticas de escrita em ambiente digital, práticas de escrita em diálogo interdisciplinar e práticas de escrita e representações culturais.

O modelo de apresentação estabelecido, segundo o comunicado, é apresentação individual de artigo, adiantando que será realizada oficina de criação e apresentação de conteúdos pedagógicos. O programa contempla conferências e painéis com debates, apresentação de comunicações, momentos práticos de reflexão e partilha em oficinas de formação.

Os resumos das propostas de trabalhos a apresentar nas II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo devem ser enviados até ao dia 5 de setembro de 2020 para o e-mail clp.mindelo@gmail.com.

As II Jornadas da Língua Portuguesa são organizadas pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e a delegação do Ministério de Educação de São Vicente, e são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Ler mais
Recomendadas

Lucros do BAI Cabo Verde subiram 24% para 1,1 milhões de euros em 2019

Apesar deste resultado, a instituição não vai distribuir dividendos aos acionistas, desde logo cumprindo uma determinação do banco central cabo-verdiano, para constituição de reservas devido à crise economia e financeira provocada pela pandemia.

Cabo Verde com défice orçamental de 0,7% até abril

A proposta de Orçamento Retificativo do país para 2020, que deverá ser submetido a apreciação e votação no parlamento na segunda semana de julho, ascende a 75.084.978.510 escudos (679,1 milhões de euros), entre despesas e receitas.

Cabo Verde já mobilizou cerca de 144 milhões de euros junto da parceiros internacionais

“Embaixadores, representantes das organizações internacionais, Banco Mundial, FMI, União Europeia, Estados bilaterais, todos demonstraram uma grande boa vontade em continuar a apoiar e acompanhar Cabo Verde neste momento”, diz o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros.
Comentários