[weglot_switcher]

Cabo Verde continua com três casos confirmados de Covid-19

O estado da cidadã holandesa é “preocupante”, revelou esta segunda-feira o diretor nacional da Saúde cabo-verdiano.
23 Março 2020, 17h23

Cabo Verde mantém-se com três casos confirmados do novo coronavírus, mas o estado da cidadã holandesa é “preocupante”, revelou esta segunda-feira o diretor nacional da Saúde (DNS) cabo-verdiano, que adiantou que cerca de 150 pessoas estão em seguimento.

Em conferência de imprensa, Artur Correia explicou que a situação clínica da holandesa de 60 anos “é preocupante” uma vez que ela chegou a Cabo Verde em estado de recuperação pós-operatório, tinha algumas infeções e o estado agravou-se ainda mais com a doença Covid-19.

“Até este momento continuamos com três casos confirmados importados dos turistas já anunciados, dois ingleses e uma holandesa, e temos um caso suspeito do marido da mesma cujo teste já chegou à Praia hoje e estamos a proceder à análise”, disse.

O diretor informou ainda que cerca de 150 pessoas estão em seguimento, sendo que 80 nacionais e estrangeiros são provenientes da Europa, 20 pessoas do Senegal e 50 que saíram da ilha da Boa Vista antes e depois do Governo anunciar o estado de quarentena da ilha das Dunas, mas sublinhou que esse número poderá ser ainda maior.

Segundo este responsável, a ilha da Boa Vista foi reforçada com mais técnicos da cidade da Praia para fazer o trabalho de identificação, acompanhamento e aconselhamento dos funcionários que trabalhavam nos hotéis Riu Karamboa e Riu Palace Boavista para tentar e evitar o surgimento de outros casos suspeitos.

Artur Correia reconheceu que Cabo Verde vai ter mais casos suspeitos sobretudo nos hotéis em causa. “Neste momento estão a ser densificadas em todos os concelhos essas atividades de informações, educação e comunicação com as comunidades”, disse, avançando que hoje a capacidade de resiliência está “muito melhor”.

Questionado sobre a população do bairro de Boa Esperança, que continua a viver como se nada tivesse acontecido, o diretor assegurou que a Polícia Nacional e as Forças Armadas vão atuar mais firmemente e que será reforçada a comunicação comunitária de modo a reforçar a consciencialização de todos a nível nacional.

Artur Correia agradeceu à população que tem respeitado e acolhido com agrado as medidas anunciadas pelo Governo, mas também denunciado casos de pessoas que vieram da Boa Vista e a parceria da Polícia Nacional e Forças Armadas na identificação das pessoas provenientes da ilha das Dunas.

Ademais, nessa ocasião, explicou que 80% dos casos do Covid-19 são com sintomas ligeiros, e 20% precisam de cuidados médicos e desses apenas 5% podem precisar de cuidados intensivos. O resultado da análise do marido da holandesa será conhecido no final desta tarde.

Na sexta-feira, 20, o Governo colocou a ilha da Boa Vista em quarentena até 04 de Abril após a confirmação positiva do primeiro caso de Covid-19 registado, tendo sido reforçadas um conjunto de medidas de restrição no país.

De acordo com o novo balanço divulgado hoje pela AFP, o novo coronavírus matou 15.189 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em Dezembro, a maioria na Europa (9.197). Com 5.476 mortes, a Itália é o país mais afetado, à frente da China (3.270), foco inicial do contágio, e Espanha (2.182).

Com 1.395 novas mortes nas últimas 24 horas, num total de 172.238 casos oficialmente diagnosticados, a Europa também é o continente onde a pandemia está a progredir mais rapidamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.