[weglot_switcher]

Cabo Verde: RTP3 vai ser transmitida na Televisão Digital Terrestre

A RTP3 vai passar a ser transmitida na televisão digital terrestre (TDT) de Cabo Verde, anunciou o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis.
13 Julho 2018, 08h46

“Esta sexta-feira, 13, vamos assinar um protocolo para emitir a RTP3 na TDT [sinal gratuito] em Cabo Verde. É levar os conteúdos mais longe”, afirmou o gestor, que se encontra em Cabo Verde desde quarta-feira e que durante a manhã se reuniu com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Durante a tarde, Gonçalo Reis vai ser recebido pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Gonçalo Reis disse ainda que visitou a delegação de Cabo Verde, a qual foi alvo de um investimento de renovação tecnológica de 130 mil euros.

“Este é o valor do investimento só em equipamento”, disse, acrescentando que a próxima delegação a ser alvo de renovação é Angola.

“Vamos investir nas cinco delegações dos PALOP [países africanos de língua oficial portuguesa] 650 mil euros”, disse o gestor, sublinhando que estas “há 20 anos que não eram renovadas”.

O investimento inclui régie, câmaras e computadores, o que irá “permitir novos processos de trabalho e produção de conteúdos”.

No âmbito da cooperação foi realizada uma ação de formação a 70 profissionais da televisão e rádio de Cabo Verde por uma equipa da RTP, sendo que vão ser selecionados os 10 melhores formandos para “um mini-estágio na RTP”, acrescentou.

Na sexta-feira, decorrerá no Sal uma reunião de trabalho entre os representantes das empresas públicas de comunicação social da CPLP.

Estes encontros permitem “monitorizar os compromissos” assumidos, nomeadamente no que respeita aos incentivos à formação e à bolsa de conteúdos da RTP que as congéneres da CPLP podem utilizar, adiantou.

“Cabo Verde vai emitir uma ficção nossa”, adiantou o gestor.

Questionado sobre eventuais alterações na direção de informação da RTP, Gonçalo Reis afirmou: “Estou em Cabo Verde numa ação de cooperação e muito tranquilo em relação aos trabalhos em curso na direção de informação, não tenho comentários por agora”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.