Cabo Verde: RTP3 vai ser transmitida na Televisão Digital Terrestre

A RTP3 vai passar a ser transmitida na televisão digital terrestre (TDT) de Cabo Verde, anunciou o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis.

Ler mais

“Esta sexta-feira, 13, vamos assinar um protocolo para emitir a RTP3 na TDT [sinal gratuito] em Cabo Verde. É levar os conteúdos mais longe”, afirmou o gestor, que se encontra em Cabo Verde desde quarta-feira e que durante a manhã se reuniu com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Durante a tarde, Gonçalo Reis vai ser recebido pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Gonçalo Reis disse ainda que visitou a delegação de Cabo Verde, a qual foi alvo de um investimento de renovação tecnológica de 130 mil euros.

“Este é o valor do investimento só em equipamento”, disse, acrescentando que a próxima delegação a ser alvo de renovação é Angola.

“Vamos investir nas cinco delegações dos PALOP [países africanos de língua oficial portuguesa] 650 mil euros”, disse o gestor, sublinhando que estas “há 20 anos que não eram renovadas”.

O investimento inclui régie, câmaras e computadores, o que irá “permitir novos processos de trabalho e produção de conteúdos”.

No âmbito da cooperação foi realizada uma ação de formação a 70 profissionais da televisão e rádio de Cabo Verde por uma equipa da RTP, sendo que vão ser selecionados os 10 melhores formandos para “um mini-estágio na RTP”, acrescentou.

Na sexta-feira, decorrerá no Sal uma reunião de trabalho entre os representantes das empresas públicas de comunicação social da CPLP.

Estes encontros permitem “monitorizar os compromissos” assumidos, nomeadamente no que respeita aos incentivos à formação e à bolsa de conteúdos da RTP que as congéneres da CPLP podem utilizar, adiantou.

“Cabo Verde vai emitir uma ficção nossa”, adiantou o gestor.

Questionado sobre eventuais alterações na direção de informação da RTP, Gonçalo Reis afirmou: “Estou em Cabo Verde numa ação de cooperação e muito tranquilo em relação aos trabalhos em curso na direção de informação, não tenho comentários por agora”.

Relacionadas

Televisão Digital Terrestre custou 1,6 milhões de contos e já cobre 75% do país

Cerca de 1,6 milhões de contos é o montante que já foi investido no projecto de transição da Televisão Analógica para a Televisão Digital Terrestre (TDT), que culminou esta terça-feira, 10, com a inauguração da sede da Cabo Verde BroadCast (CVB), empresa pública que passa a gerir as infra-estruturas de transmissão de sinais e a trabalhar junto dos operadores de televisão garantindo melhor qualidade de produção e rigor dos seus conteúdos.

Televisão Digital Terreste chega a Cabo Verde

A primeira fase da televisão digital em Cabo Verde já está concluída. Cobre mais de 75% da população do arquipélago, o que equivale a quatro ilhas, de acordo com a ANAC.
Recomendadas

Cabo Verde está entre os três únicos países de África com melhoria na governança

O Relatório do Banco Mundial aponta que Cabo Verde está entre os três únicos países de África com melhoria na governança.

Governo confirma Icelandair como parceira na privatização da Cabo Verde Airlines

As duas partes vão agora iniciar negociações para a aquisição de até 51 por cento do capital da companhia aérea cabo-verdiana.

Governo de São Vicente quer empresas certificadas na norma de gestão ambiental

As informações foram avançadas pelo presidente do IGQPI, Abraão Lopes, que ministra a formação em São Vicente, iniciada hoje, em parceria com a Direcção Regional de Indústria, Comércio e Energia Norte (DRICEN).
Comentários